NOTÍCIA ANTERIOR
1º mutirão do Grande ABC em doença de Parkinson será amanhã
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hospital se recusa a atender conveniada
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/05/2012 | Saúde e Ciência
Diadema é pioneira na implantação de cartão de saúde
Diadema é pioneira na implantação de cartão de saúde   Médicos terão acesso a dados dos pacientes que passam pelas UBSs. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Médicos terão acesso a dados dos pacientes que passam pelas UBSs. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Substituição dos antigos cartões do SUS permitirá troca de informações em todo o País

Diadema é a primeira cidade do ABCD a começar a implantar o novo Cartão Nacional de Saúde. A troca dos antigos cartões do SUS é efetuada nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e a expectativa é que em quatro meses toda a população esteja inserida no novo sistema, que interligará informações dos pacientes em todo o Brasil. No País, 44 cidades desenvolvem o projeto-piloto.

A ação é realizada em parceria com o Ministério da Saúde, que deu os cartões e o portal de internet para inserção dos dados dos moradores.

O diretor da Regulação de Diadema, Flavius Augusto Olivetti Albieri, ressaltou que a principal vantagem do novo sistema é o paciente passar a ser identificado por um número dentro do SUS e, em atendimentos de saúde, em qualquer lugar do Brasil, os médicos terão acesso às informações. “É quase um prontuário, pois terá informações sobre consultas e quais exames foram realizados, mas não haverá questões clínicas”, explicou.

Adesão - A intenção do Ministério é que, até o final deste ano, 1,1 mil cidades do Brasil tenham aderido ao novo cartão. Os pacientes ainda não cadastrados poderão fazer seu cartão na hora, em qualquer uma das UBSs. Para crianças que não tenham RG, os responsáveis podem solicitar o cartão utilizando apenas o Registro de Nascimento.

O diretor credita a escolha de Diadema para o projeto piloto à abrangência do Programa Saúde da Família. “Somos a segunda cidade da Região Metropolitana de São Paulo a ter uma melhor cobertura de saúde pública. Temos 90 equipes de Saúde da Família atuando no município, o que também facilitará a troca dos cartões”, disse.

A substituição dos cartões será feita durante os atendimentos nas UBSs. Em um segundo momento, também poderá ser feito nas consultas de especialidades, e em uma última etapa, nos atendimentos de urgência e emergência. “Sabemos que nesse último caso será mais difícil por conta da correria de um pronto-atendimento. Porém, não é necessária uma corrida até a UBS, pois o antigo cartão continua valendo”, salientou Albieri.

Cartão deve promover ‘higienização’ no sistema, de acordo com coordenador do Consórcio

O coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde do Consórcio Intermunicipal, Arthur Chioro, destacou que o cartão possibilitará fazer “higienização” no sistema. “Além de informações duplicadas, há pessoas que já morreram, entre outras incorreções”, disse.

Quanto à implantação em São Bernardo, cidade onde o coordenador é secretário de Saúde, Chioro destacou que aguarda a entrega dos plásticos para efetuar a troca do cartão SUS pelo CNS. “Temos mais de 600 mil pessoas já cadastradas e acredito que, até o fim deste ano, teremos feito esse processo”, afirmou.

Chioro ressaltou ainda que o número do SUS para identificar os pacientes, e que também tem que constar nos cartões dos planos de saúde, facilitará o ressarcimento por parte do sistema público ao privado. “Há UBSs que estão com aumento de atendimento por conta de cartas enviadas pelas operadoras de saúde suplementar, para que os usuários apresentem o número do SUS, que possibilita um controle maior tanto dos atendimentos dos pacientes quanto para ressarcimento”, enfatizou.

Santo André - A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo André informou que desde novembro do ano passado a Secretaria de Saúde está fazendo uma limpeza no cadastro, pois a cidade possui 700 mil habitantes e mais de 1,2 milhão de pessoas com cartão SUS.

Em São Caetano os cartões do SUS podem ser feitos bastando ao morador ir ao Atende Fácil - rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro - de segunda a sexta, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h. Da população, 90% estão cadastrados.

A reportagem entrou em contato com as demais prefeituras da Região, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Por Vladimir Ribeiro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.