NOTÍCIA ANTERIOR
Projeto quer preparar detentos de Mauá para mercado de trabalho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Incentivo do governo dá fôlego à indústria química
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/04/2013 | Cidade
Diadema e Mauá ampliam auxílio a fumantes
Diadema e Mauá facilitarão o acesso ao tratamento de fumantes que desejam abandonar o vício. Ambas aderiram ao PNCT (Programa Nacional Contra o Tabagismo), do Ministério da Saúde, cuja portaria ampliará o acesso à ajuda para pessoas que pretendem parar de fumar.

O objetivo do Ministério da Saúde é aumentar em até dez vezes o número de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que oferecem tratamento e reduzir de 15% para 9% a proporção de fumantes adultos até 2022.

Diadema informou que seis UBSs foram credenciadas em fevereiro: Canhema, Casa Grande, Conceição, Eldorado, Piraporinha e São José, e que a previsão para o recebimento da primeira remessa de medicamentos é de três meses após a realização do credenciamento.

A partir de maio será possível iniciar o tratamento aos tabagistas. A administração informou ainda ter o objetivo de credenciar mais quatro UBSs, totalizando 50% das unidades inseridas no programa. A Prefeitura de Mauá disse que a intenção é ampliar de um para cinco os pontos de atendimento do programa na cidade.

Já São Bernardo informou que pretende incluir duas UBSs (Parque São Bernardo e Vila Dayse) no PNCT e expandir gradativamente o atendimento para toda a rede básica. Santo André e Ribeirão Pires informaram estar em fase de adesão. São Caetano não se manifestou. Hoje, 3.000 unidades e serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) encontram-se à disposição dos fumantes, oferecendo apoio psicológico, medicamentos, atendimentos educativos e terapêuticos, além de prevenção.

Segundo o ministério, em 2012 foram gastos R$ 12 milhões nesse tipo de atendimento, mas com a ampliação do serviço a estimativa é que esse valor chegue a R$ 60 milhões, conforme as prefeituras de todo o Brasil façam a adesão ao programa. Durante as inscrições, que começam neste mês, as administrações municipais deverão indicar as UBSs que prestarão o atendimento e a quantidade de pessoas que serão atendidas.

Por Thaís Moraes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.