NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo oferece cursos gratuitos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Brasil terá universidade para países de língua portuguesa
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/06/2008 | Economia
Dia dos Namorados: presenteie sem comprometer o orçamento
O romantismo dos consumidores paulistanos estava em baixa no Dia dos Namorados do ano passado: uma pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) revelou que 75% dos entrevistados preferiam pagar dívidas a presentear a pessoa amada. Neste ano, porém, não é preciso deixar a paixão em segundo plano em nome das contas a pagar. Basta seguir algumas orientações para que o orçamento não seja comprometido.

É o que afirma o coordenador do curso de Administração da Faculdade Módulo, Cláudio Carvajal. “Para quem não se preparou, ainda dá tempo. É bom fazer um planejamento orçamentário, checar despesas e receitas para saber o quanto da renda pode ser comprometida para comprar o presente”, afirma.

Após conferir o orçamento, é preciso disposição para pesquisar. “Existe uma enorme variação de preços de loja para loja e entre o comércio de rua e os shoppings centers”, diz Carvajal.

Depois da escolha do presente, deve-se ficar atento quanto à forma de pagamento. Sempre que houver desconto, o melhor é comprar à vista. “Isso facilita o planejamento financeiro. Mas, caso não haja desconto nem incidência de juros, comprar a prazo pode compensar”, acredita.

Confira outras dicas para agradar o parceiro no Dia dos Namorados sem gastar muito:

- Roupas, sapatos, CDs, DVDs, cosméticos e produtos eletrônicos costumam ser os produtos mais procurados nessa data. “Com a queda do dólar, muitos desses itens estão com preços bastante competitivos”, afirma Cláudio Carvajal.

- Para quem deseja fugir das aglomerações das lojas e escolher o presente com tranqüilidade e conforto, a internet é uma ótima ferramenta e pode ser usada tanto para pesquisar preços quanto para realizar as compras. No entanto, o professor Carvajal faz um alerta para quem for comprar virtualmente: “Escolha os sites mais conhecidos no mercado e, antes de fornecer seus dados bancários, certifique-se da existência e da idoneidade da empresa”, ressalta.

- Em datas comemorativas, é comum encontrar promoções de telefones celulares, mas não se deve esquecer de comparar os valores dos planos e os pacotes oferecidos pelas operadoras. “Em época de muita concorrência é possível negociar e conseguir um plano que reduza as despesas futuras com telefone entre o casal”, diz o professor.

- Já quem namora à distância e está sem dinheiro para viajar, pode reduzir o gasto com telefone utilizando o computador em ligações via internet, mensagens instantâneas e bate papo com webcam.

Por Carolina Lopes - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.