NOTÍCIA ANTERIOR
Mais da metade dos brasileiros deixam tudo para a última hora
PRÓXIMA NOTÍCIA
imentação seleciona tipo de flora intestinal
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/09/2011 | Saúde e Ciência
Dia do Nutricionista é celebrado no HEMC
A Unidade de Nutrição e Dietética do Hospital Estadual Mário Covas comemorou ontem (31 de agosto) o Dia do Nutricionista. Todas as nutricionistas do hospital foram surpreendidas com café da manhã servido no refeitório. “Além de celebrar a data, a iniciativa teve por finalidade integrar a equipe, levando em conta que muitos funcionários são novos no hospital. Procuramos valorizar ações como essa, que demonstram a preocupação da empresa. Incentivam e estimulam a equipe”, explica a nutricionista e coordenadora de Nutrição do HEMC, Adriana Piva Lach.

Além da data festiva, a Unidade de Nutrição e Dietética tem outros motivos para comemorar. A começar pelo recente início de gestão própria da UND. Terceirizado desde a inauguração do HEMC em 2001, o setor agora é responsável pela refeição diária de todos os pacientes e acompanhantes, funcionários e médicos residentes. São 49 mil refeições por mês.

Para o início dos trabalhos em 29 de julho foram contratados 62 colaboradores, entre os quais nutricionistas e técnicos de nutrição, cozinheiro, estoquista, copeira, auxiliar de cozinha e lactarista. A UND serve seis refeições diariamente aos pacientes internados: café da manhã, merenda, almoço, lanche, jantar e ceia. Para acompanhantes, colaboradores e residentes são três: desjejum, almoço e jantar. O serviço incorporado utiliza mensalmente 1,4 tonelada de arroz, 3 toneladas de carne e 14.000 pães. Diariamente são 140 litros de suco.

Credenciamento: Outra conquista recente foi o credenciamento da unidade como Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Enteral e Parenteral. O local recebeu em 17 de junho visita da Vigilância Sanitária municipal (VISA) e no dia 22 do mesmo mês foi a vez da seção de Credenciamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizar inspeção. Considerada apta pelas duas instâncias, a equipe teve documentação encaminhada à SES – órgão que oficializa o credenciamento. O parecer final foi emitido em 18 de julho e a EMTN aguarda habilitação para os próximos meses, confirmada após publicação no Diário Oficial pelo Ministério da Saúde.

Entre os itens avaliados para o credenciamento constaram os programas de educação permanente, presença e análise de indicadores de terapia nutricional, prescrição médica para administração das dietas, estrutura do local de armazenamento e dispensação da nutrição enteral, além do controle de recebimento da dieta parenteral.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.