NOTÍCIA ANTERIOR
Procissões e ruas enfeitadas celebram Corpus Christi
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região tem 37 obras do PAC Saneamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/05/2013 | Setecidades
Dia de missas e ruas coloridas no ABCD
Dia de missas e ruas coloridas no ABCD Tapete no entorno da igreja Matriz, em Ribeirão Pires, decorado pelos fieis para a celebração. Fotos: Rodrigo Pinto
Tapete no entorno da igreja Matriz, em Ribeirão Pires, decorado pelos fieis para a celebração. Fotos: Rodrigo Pinto
Celebração de Corpus Christi contou com os tradicionais tapetes de serragem nas paróquias da Região

Dia de missas e procissões para os católicos nesta quinta-feira (30/05), feriado de Corpus Christi. Não faltaram também os tapetes confeccionados com serragem, outra tradição da data, que desde o século 13 celebra a eucaristia.

Em Ribeirão Pires, as paróquias São José, no Centro, e Santa Luzia, no bairro Santa Luzia, foram as duas que decoraram as ruas para a celebração.

Na segunda
Dedicada à padroeira dos que tem problemas de visão – cerca de 100 pessoas participaram da missa e da procissão pelas ruas do bairro Santa Luzia. Os 40 integrantes do grupo de jovens da paróquia foram os responsáveis por produzir o tapete.

Seis sacos de serragem, além de ovos e café, foram doados pela comunidade para o trabalho, que foi concluído poucas horas antes da cerimônia religiosa. A chuva pela manhã, porém, atrapalhou os planos dos jovens artistas.

Os desenhos, que deveriam decorar todo o percurso da procissão, ficaram limitados a trechos próximos à porta da igreja. “Era para ter sido maior, mas o tempo ruim atrapalhou”, conta um dos organizadores do tapete, Arthur Afonso da Silva, 17 anos.

Mesmo assim, para Arthur e seus colegas, os contratempos não conseguiram apagar a magia do momento. “É algo muito importante, pois colaboramos para manter uma tradição da paróquia”, completa.

ABCD
Tradição que foi mantida também em outras cidades da Região. Nas paróquias Nossa Senhora de Fátima, (em São Bernardo), Mãe de Deus e dos Órfãos e Nossa Senhora de Fátima (em Santo André), a serragem foi substituída por cobertores e roupas, que foram destinadas para doação.

Ruas enfeitadas também no Jardim Atlântico, em São Bernardo, no Centro de São Caetano, além do Parque Novo Oratorio e do bairro Camilópolis, em Santo André.

Em Mauá, a paróquia São Vicente de Paula, no Parque São Vicente, organizou às 15h desta quinta-feira (30/05) a missa e a procissão pelas ruas do bairro.

Por Evandro Enoshita - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6799 dias no ar.