NOTÍCIA ANTERIOR
Caixa reduz teto para financiamento de imóveis usados
PRÓXIMA NOTÍCIA
Daiso chega ao ABCD com preços de R$ 6,90 e já planeja expansão
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/04/2015 | Economia
Dia das Mães não anima lojista
Dia das Mães não anima lojista Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
Considerada a segunda melhor data para o comércio (atrás somente do Natal), o Dia das Mães, tradicionalmente comemorado no segundo domingo de maio, neste ano dia 10, não anima os comerciantes do Grande ABC. Desde o início do ano, com o agravamento da crise econômica em todo o País, lojistas reclamam do baixo movimento e vendas de pequeno valor.

Nem a Páscoa e o Dia da Mulher, que costumavam render bons números, conseguiram animar o consumidor, que anda preocupado com suas finanças e a manutenção do emprego. Para boa parte dos comerciantes da região, o Dia das Mães, mesmo sendo tão aguardado, não tem previsão de crescimento no comércio desta vez, na comparação com o ano passado. “O Dia das Mães neste ano coincide com um momento de crise, agravado pelas baixas expectativas de empresários e consumidores, temerosos pelos fracos resultados da economia brasileira”, analisa Marcelo Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, empresa especializada em estudos de mercado.

Para o gerente da loja Tiara Bolsas em São Bernardo, Eduardo Mendonça, o jeito é torcer para que as vendas aumentem nesta e na próxima semana. “Já percebemos queda de 10% a 15% na movimentação desde o início do ano”, comenta Mendonça. Isso mesmo com diversas promoções e descontos por toda a loja, principalmente em produtos femininos. “O pessoal anda gastando menos e comprando só o necessário. Por isso, apostamos em produtos mais acessíveis”, explica.

A analista de sistemas são-bernardense Geicimara Rodrigues, 28 anos, confirma a tendência de tempos difíceis. “Neste ano vou ficar devendo para minha mãe. Diferentemente do ano passado, ela sabe que agora a situação não está boa, e vai ter que se contentar com um almoço”, diz.

Segundo o gerente da sapataria de Santo André MenthaPimentha, Claudio Lacerda, se o movimento na data mantiver o desempenho do ano passado, “já estará de bom tamanho”. A loja, que está com promoções de sapatos e formas de pagamento flexíveis para atrair o público, também espera que as vendas melhorem entre esta e a próxima semana. “Ainda não temos uma base, já que estamos no fim do mês e muitas pessoas só recebem no inicio de maio”, analisa.

Na Legging & Cia, em Santo André, um cartaz anuncia dicas de presentes para a data comemorativa. “É um jeito de chamar atenção do cliente”, explica a gerente Maria Vital, que também reclama da baixa procura neste ano. “A esperança é que o consumo aumente, ou então teremos problemas”, comenta a lojista, que espera alta de 5% nas vendas em relação aos dias comuns.

Outro estabelecimento que conta com o Dia das Mães para alavancar as vendas é a perfumaria O Boticário do Shopping Coração, no Centro de São Bernardo. A franquia segue a linha da empresa, que já conta com promoções para chamar atenção do cliente. Entretanto, a gerente Ivanete Baleeiro também espera mudanças em maio. “Estamos apostando tudo no Dia das Mães”, afirma. Ivanete conta que o objetivo é ampliar as vendas em até 20% em relação ao ano passado. Porém, a funcionária prevê demanda bem menor. “Acredito que as vendas fiquem estáveis em comparação a 2014.”

OTIMISMO

Diferentemente do que avaliam os comerciantes, o diretor da SOL (Sociedade Oliveira Lima), Djalma Lima, tem perspectiva mais otimista para o Dia das Mães deste ano. “Acredito que a demanda das lojas em geral deva aumentar em torno de 5%”, declara Lima. Para o diretor, mesmo sem uma campanha de promoções por parte da entidade, cada loja já está providenciando sua própria estratégia para chamar o público. “Os estabelecimentos estão oferecendo ofertas individuais, o que deve resultar em melhora nas vendas em breve.”

LEMBRANCINHA

Lima também aposta que, mesmo com a crise financeira, os consumidores não deixarão de presentear a mãe. “Mãe é mãe, Pelo menos uma lembrancinha os filhos vão comprar.”

Para o professor Valmir Santos, 35, de Santo André, a lembrancinha também vai ser a saída para presentear neste ano. “Não posso deixar passar em branco. Vou aproveitar as promoções, o importante é a intenção.”

Consumo nos shoppings da região deve crescer até 12%

A expectativa de crescimento de vendas nos shoppings do Grande ABC para o Dia das Mães, em comparação à mesma data no ano passado, chega a 12%. A perspectiva de aumento na comercialização é a mesma de 2014, em relação ao ano anterior, mesmo com cenário mais positivo economicamente.

Com o intuito de motivar o cliente a ir às compras nesta época do ano, os shoppings apostam em promoções e sorteios para estimular o consumo nas lojas do local. É assim que Fabio Quintana, gerente de marketing do Golden Square Shopping, em São Bernardo, espera aumentar o número de vendas. “Nossa expectativa é de crescimento de até 12% em relação ao ano passado. Apesar de estarmos num momento diferente desta vez, com a economia menos acelerada, o shopping, por estar no seu segundo ano, com maior oferta de lojas, deve ter fluxo de vendas maior.” O Golden está presenteando os clientes com semijoia a cada R$ 300 em compras a partir de hoje, até o dia 10 de maio.

O Shopping Praça da Moça, em Diadema, também presenteia o consumidor que gastar R$ 250 no centro de compras com uma bolsa de mão. A ação começou no dia 17 e vai até 10 de maio. Para o gerente de marketing do complexo, Danilo Senturelle, a perspectiva também é otimista. “As novas lojas atraem os clientes, e acredito que chegaremos em aumento de até 11% (ante a data no ano passado).”

Segundo Senturelle, o Dia das Mães proporciona disputa acirrada com os outros shoppings, por isso o brinde instantâneo poderá contribuir na hora da decisão, em vez de sorteios.

PROMOÇÕES

Os demais shoppings da região – que não passaram projeções de comercialização para a data – também organizaram ações para reforçar as vendas deste Dia das Mães, que igualmente seguem até 10 de maio. O Mauá Plaza Shopping distribuirá nécessaires, kits de banho e até vale-compras para quem gastar pelo menos R$ 300, além de promover sorteio de um automóvel Renault Logan zero-quilômetro.

Ao desembolsar o mesmo valor em compras no Grand Plaza Shopping, em Santo André, o consumidor concorre ao sorteio de dois Ford Ka, além de ganhar dois frascos de esmalte.

O Shopping ABC, na mesma cidade, sorteará um Toyota Corolla XEI zero-quilômetro para quem gastar a partir de R$ 500, além de presentear com kit de beleza da Le Lis Blanc.

Quem desembolsar R$ 400 no ParkShopping São Caetano pode concorrer a um Mercedes GLA zero-quilômetro e leva para casa uma caçarola com balas artesanais. No São Bernardo Plaza Shopping, a cada R$ 300 em compras, o cliente concorrerá a um vale-compras no valor de R$ 10 mil.

Já o Atrium Shopping, em Santo André, vai oferecer oficinas de brinquedos artesanais e culinária, além de uma exposição sobre brinquedos para mães e filhos.

O Shopping Metrópole, em São Bernardo, integrará a campanha do Dia das Mães junto à do Dia dos Namorados. A cada R$ 300 em compras, o consumidor concorre a um Mitsubishi zero-quilômetro e dois vales-viagens, no valor de R$ 10 mil. A promoção vai do dia 30 a 14 de junho.

Por Marina Teodoro - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.