NOTÍCIA ANTERIOR
Sindicato denuncia Itaú por obrigar bancários a trabalhar
PRÓXIMA NOTÍCIA
CPETR de Santo André oferece 1.318 vagas no ABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/10/2010 | Economia
Dia das Crianças movimenta o comércio da Região
A segunda-feira fria, nublada e chuvosa não espantou os pais das lojas de brinquedos e eletroeletrônicos na véspera de feriado do Dia das Crianças, a ser celebrado nesta terça-feira (12/10). O comércio das ruas tradicionais do ABCD ficou movimentado durante todo o dia.

A data, que é considerada a quarta melhor para o comércio (fica atrás apenas do Natal, Dia dos Pais e das Mães), deve apresentar crescimento de vendas de 7% se comparada com o mesmo período de 2009. A estimativa é da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), em razão da antecipação de incrementos salariais como abonos e reajustes salariais.

A possibilidade de parcelamento estimulou as vendas. A auxiliar de escritório Juliana Moreira preferiu optar pela compra financiada com cartão de crédito. “Vou aproveitar para pagar com a primeira parcela do 13º salário”, disse ela. Para encontrar o presente certo para o sobrinho, Juliana diz ter percorrido pelo menos três lojas na região da rua Marechal Deodoro, em São Bernardo. “Os preços não estão caros, mas precisam abaixar um pouco mais”, disse.

Para atrair a atenção da criançada, que faz questão de estar junto dos pais nesta hora, muitas lojas apostaram no lançamento de diversos brinquedos e jogos. As prateleiras estão recheadas de opções, e o colorido e as formas de bonecas, bonecos, robôs, carros eletrônicos, aguçam os desejos.

O garoto João Lucas, sete anos, estava de olho nos bonecos articulados do filme Toy Story. “Eu ainda não decidi”, disse o pequeno, enquanto mostrava os brinquedos para a mãe, Ana Cláudia Silva. “Eu já passei em três lojas, mas os preços estão iguais”, observou Ana.

Às 15h desta segunda-feira (11/10), o estacionamento de uma loja tradicional na avenida Prestes Maia, em São Bernardo, estava lotado. Era o movimento frenético dos pais que não quiseram deixar para comprar o presente nos últimos instantes.

Luis Kato, morador de Santo André, aproveitou a oportunidade para presentear os filhos e sobrinhos. “Hoje já fui em duas lojas, e consegui encontrar tudo. Achei os preços razoáveis”, disse. Há também quem não tem filho, mas não deixa de comprar uma lembrança. É o caso de Lívia Cristina Cruz, que levou uma coleção de skate de dedo para o afilhado. “A gente não pode deixar de comprar, ele estava louco para ter uma coleção nova”, comentou.

A são-bernardense Patrícia Ramos Palmorieri estava com dois filhos a tira-colo. Os pequenos ainda não estão na idade de escolher brinquedos mais complexos, preferem os itens que estimulam a audição e a visão. E para isso se encaixam eletroeletrônicos que emitem sons, livros de histórias com muitas figuras, chocalhos, bolas. “Eu estou feliz por ter encontrado tudo o que procurava, e achei os preços na média dos anos anteriores”, observou.

História - O Dia das Crianças é celebrado em todos os países e tem como calendário oficial o dia 20 de novembro, devido à instituição nessa data da Declaração dos Direitos das Crianças. Mas essa comemoração varia entre alguns países. No Brasil foi estabelecido no dia 12 de outubro por meio de um ato legislativo em 1920. Essa dimensão de mercado e celebração, no entanto, só ganhou força a partir de 1960, período no qual a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson, afim de lançar artigos novos e aumentar as suas receitas.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.