NOTÍCIA ANTERIOR
Bancos oferecem 7,5% de reajuste salarial; greve completa oito dias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bancários aprovam fim da greve na Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/09/2012 | Economia
Dia das Crianças deve movimentar R$ 45 milhões
Dia das Crianças deve movimentar R$ 45 milhões Foto: tribunadonorte.com.br
Foto: tribunadonorte.com.br
Expectativa de crescimento de 8% em relação a 2011

Os gastos com presentes para o Dia das Crianças deste ano deve movimentar R$ 45 milhões no ABCD. A Pesquisa de Intenção de Compra, realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (25/09), revela ainda que as bonecas, carrinhos e roupas serão os principais itens presenteados.

De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 115,22. Já o valor total que os consumidores pretendem gastar com presentes neste Dia das Crianças é de R$ 198,93. Os principais presentes deverão ser bonecas (25,8%), vestuário (21,6%) para as meninas e aviões e carros de brinquedo (13,3%) e vestuário (13%) para os meninos.

A expectativa é de que as vendas cresçam em torno de 8% em relação ao Dia das Crianças de 2011. Isso significa um aumento de R$ 5 milhões em relação ao ano passado.

Cerca de 45% dos entrevistados revelaram ter renda familiar entre 3 e 10 salários mínimos (entre R$ 1.866 e R$ 6.220). A disponibilidade de renda familiar mostrou ser um importante determinante das escolhas dos consumidores, influenciando as decisões referentes ao tipo de comércio, o preço, até a disposição em gastar.

Compras - O principal meio de pagamento utilizado nas compras deverá ser o dinheiro (36,4%), seguido pelo cartão de crédito (34,5%) e de débito (21,3%), sendo que aqueles que usarão o cartão de crédito apresentaram maior disposição em gastar.

Quase 30% dos consumidores deverá comprar o presente em um município diferente do que reside. Os principais estabelecimentos apontados foram os shoppings (42,6%) e o comércio formal do centro das cidades (33%). Santo André lidera como local preferido das compras, com 29,8%.

Os consumidores que revelaram ter preferência por comprar no shopping também apresentam maior disposição em gastar e menor sensibilidade ao preço do produto, comparativamente aos que declararam planejar efetivar a compra no comércio do centro das cidades.

Metodologia e Amostra - A coleta das informações foi realizada nos sete municípios da região. Os locais de aplicação do questionário concentram-se nos principais shoppings e nas principias áreas de comércio no centro. A aplicação dos questionários foi realizada por uma equipe de funcionários das Associações Comerciais. A pesquisa foi aplicada entre os dias 31 de agosto e 17 de setembro de 2012, com 462 entrevistas válidas.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.