NOTÍCIA ANTERIOR
Renault também receberá dados do Detran-SP de donos de veículos para recall
PRÓXIMA NOTÍCIA
Documento de veículos terá versão digital até o final de 2018
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/12/2017 | Veículos
Detran.SP e Renault firmam parceria para localizar veículos para recall
Detran.SP e Renault firmam parceria para localizar veículos para recall O diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira (centro), a diretora-vice-presidente, Neiva Aparecida Doretto (ao lado dele), e representantes da Renault e da Prodesp, durante a assinatura do convênio. Crédito: divulgação
O diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira (centro), a diretora-vice-presidente, Neiva Aparecida Doretto (ao lado dele), e representantes da Renault e da Prodesp, durante a assinatura do convênio. Crédito: divulgação
Convênio para cruzamento entre as bases de dados vai tornar ação mais eficiente; alerta será enviado por carta para o atual proprietário e via push em celulares

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e a fabricante Renault firmaram nesta segunda-feira (11/12) um convênio para localizar e convocar proprietários de veículos com necessidade de recall no Estado de São Paulo. O acordo, formalizado no Palácio dos Bandeirantes, prevê o compartilhamento de dados para tornar essas ações mais eficientes.

Para que isso ocorra, os números dos chassis de veículos da empresa relacionados em recalls serão cruzados com a base do Detran.SP, que identificará quais deles estão registrados no Estado, quem são os atuais proprietários e seus respectivos endereços.

É o terceiro acordo para recalls firmado entre o departamento e uma montadora: os anteriores foram com a Honda em julho—o primeiro do tipo no país— e com a Fiat Chrysler FCA em novembro.

A ideia dos convênios surgiu com a informação de que, segundo as empresas, existe baixa adesão dos proprietários aos recalls, explica o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira. “Essa união de esforços vai tornar mais eficaz a convocação. Isso é importante para a segurança no trânsito. Podemos salvar vidas. É esse o nosso objetivo”, diz Vieira.

Os proprietários serão avisados de duas formas sobre a necessidade de reparo dos itens de segurança: cartas enviadas pela Renault e push (mensagem) no aplicativo do Detran.SP.

Para receber os alertas via push, o cidadão precisa ter o aplicativo do Detran.SP em seu smartphone ou tablet. O Departamento de Trânsito oferece três apps gratuitos, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo e débitos de veículos de terceiros; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Eles estão disponíveis para download nas plataformas Android e iOS.

Mais do que um direito do consumidor, o recall é uma medida preventiva de segurança. No Brasil, segundo o Ministério da Justiça, os veículos são o principal produto submetido a recall. Em 2016, foram realizados 105 recalls de automóveis, 10 de motocicletas e 2 de caminhões, totalizando mais de 1,6 milhão de unidades.

Por Detran.SP - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.