NOTÍCIA ANTERIOR
Represas obtêm melhores resultados em relação a 2015
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chega a 40 número de moradores contaminados pelo H1N1 na região
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2016 | Setecidades
Detran intensifica vistorias em autoescolas
Detran intensifica vistorias em autoescolas Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
Um dia após o Diário denunciar esquema de propina envolvendo autoescolas do Grande ABC, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) afirma que tem intensificado a fiscalização de estabelecimentos credenciados em seu sistema.

De acordo com o órgão, durante o ano passado foram realizadas em torno de 1.500 fiscalizações em unidades de todo o Estado. O índice representa alta de 66% em relação às quase 900 diligências feitas no decorrer de 2014.

Só no ano passado foram instaurados processos administrativos em 106 autoescolas no Estado de São Paulo. As irregularidades encontradas não se referem apenas a processos envolvidos na esfera criminal, como, por exemplo, inserção de dados falsos em sistema de informações e falsidade ideológica.

Com o objetivo de seguir esse processo rigoroso, o Detran-SP diz trabalhar internamente na apuração das denúncias relatadas ontem pelo Diário. Na ocasião, a reportagem mostrou que três autoescolas da região trabalham com esquema de propina que favorece alunos que desejam garantir a aprovação no teste prático realizado pelo órgão.

Segundo o Detran-SP, caso seja constatada a irregularidade, o órgão irá instaurar processos administrativos. Essa investigação pode culminar no descredenciamento dos locais, como também na abertura de processos criminais. O órgão destacou que os estabelecimentos têm direito de apresentar defesa.

PROBLEMA ANTIGO

Na avaliação do advogado e presidente do Instituto Brasileiro de Ciências de Trânsito, Pedro Siqueira Matheus, as fraudes envolvendo o sistema de habilitação são antigas. “Há tempos sabemos que isso existe. Entretanto, nada muda e é muito difícil disso se alterar.”

Segundo o especialista, é preciso que a população acima de tudo tome consciência do perigo desse sistema. “As pessoas não podem incentivar a prática. Se o teste aprova pessoas despreparadas, a maior prejudicada é a própria população.”

Ontem, leitores do Diário compartilharam na página do jornal no Facebook já terem presenciado o esquema de propina em autoescolas do Grande ABC.

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.