NOTÍCIA ANTERIOR
Forte chuva causa alagamentos e complica o trânsito no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Teleférico apresenta falha de manutenção
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/01/2014 | Setecidades
Desrespeito e pouca fiscalização marcam 1º dia de multas em corredor
 Desrespeito e pouca fiscalização marcam 1º dia de multas em corredor Foto: Orlando Filho/DGABC
Foto: Orlando Filho/DGABC
O desrespeito de grande parte dos motoristas e pouca fiscalização. Assim foi o primeiro dia de aplicação de multas nas sete faixas exclusivas de ônibus implementadas em vias importantes do Centro de Santo André, ontem.

A equipe do Diário circulou durante toda a manhã pelas avenidas Perimetral, Artur de Queirós, Firestone e Queirós dos Santos e as ruas General Glicério, Luís Pinto Flaquer e Siqueira Campos, que contam com o sistema, e presenciou apenas uma equipe de fiscais de trânsito em todo o percurso.

O resultado era esperado: muita gente ignorando os cartazes colocados pelo Executivo e circulando livremente na faixa.

O caso mais emblemático foi na Artur de Queirós. Durante os 25 minutos em que a reportagem permaneceu na via, exatos 25 furões não se importaram com a norma e invadiram o espaço reservado aos coletivos.

Uma das principais avenidas da cidade, a Perimetral foi o local onde os motoristas mais respeitaram as faixas. Somente nove veículos invadiram o espaço dos ônibus no mesmo período observado.

Segundo o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD) a prioridade da Prefeitura no momento é conscientizar os motoristas.

“Nosso foco é fazer com que a cidade saiba que existe um novo instrumento para melhorar a fluidez do trânsito”, disse o secretário. Nos cálculos do Executivo, o tempo gasto pelos coletivos no trânsito da cidade caiu 30%.

“Sabemos que existem alguns abusos por parte de alguns motoristas, mas no geral estamos vendo que melhorou o respeito ”, completou.

O secretário garantiu que a Prefeitura continuará não permitindo a invasão das faixas. O secretário promete que até fevereiro, quando se encerram as férias escolares, a fiscalização será intensificada. Os planos vão desde a instalação de equipamentos eletrônicos até o reforço no número de agentes de trânsito.

“Sabemos que há deficit muito grande”, reconhece Paulinho. Atualmente são 100 fiscais. A meta é aumentar esse número para 250 até o fim de 2016. Nos próximos meses, 80 deles, que passaram em concurso público, serão empossados.

O reforço do monitoramento virá com outras faixas que a Prefeitura irá implementar, na Rua Carijós e Avenida Dom Pedro I, também previstas para iniciar as atividades dentro de um mês.

Por Rafael Ribeiro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.