NOTÍCIA ANTERIOR
Novas casas de desapropriados por trecho oeste do rodoanel correm risco de desabar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mais de 80 mil carros desceram a Serra no feriado
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/09/2011 | Geral
Desrespeito ao pedestre na faixa cai no centro de SP
Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostram que o desrespeito a prioridade de quem está na faixa de pedestre caiu no centro capital paulista. De 90,3% - registrado no início da campanha da CET, em maio -, o desrespeito ao pedestre caiu para 74,9%. O valor corresponde à última aferição do órgão, realizada na semana passada.

Deixar de dar a passagem ao pedestre ou a veículos não motorizados (como bicicletas) é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Os infratores são multados em R$ 191,54 e perdem sete pontos na carteira de habilitação.

Algumas das infrações mais comuns são não parar onde existe faixa de travessia sem semáforoe e não dar preferência a quem atravessa uma rua na transversal.

ZMPP
No dia 11 de maio, a CET implantou em oito pontos da cidade as ZMPPs (Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre). O objetivo do programa é criar áreas onde a travessia dos pedestres será feita com a máxima segurança. Há reforço de agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) nesses locais e de orientadores de tráfego - pessoas que vão ficar com bandeiras e balançá-las na frente dos motoristas sempre que uma pessoa estiver atravessando sobre a faixa de pedestres.

Na primeira semana em que foram impostas multas por desrespeito ao pedestre, a CET registrou uma multa a cada dois minutos.

Ampliação do programa
A CET ampliou no início de julho o Programa de Proteção ao Pedestre para toda a cidade de São Paulo. Foram implantadas oito novas áreas e seis corredores de equipes educacionais de pedestres.

Em seguida, a partir de 19 de setembro, a fiscalização será intensificada pelos agentes de trânsito nessas áreas.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6332 dias no ar.