NOTÍCIA ANTERIOR
Radares não diminuem a violência no trânsito
PRÓXIMA NOTÍCIA
Centro de Santo André ganha duas lombofaixas
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/08/2013 | Setecidades
Desfile reúne 20 mil pessoas em São Bernardo
Desfile reúne 20 mil pessoas em São Bernardo Cerca de 3,8 mil pessoas desfilaram em homenagem aos 460 anos de São Bernardo. Foto: Adonis Guerra
Cerca de 3,8 mil pessoas desfilaram em homenagem aos 460 anos de São Bernardo. Foto: Adonis Guerra
Evento, em homenagem aos 460 anos da cidade, abordou a vida e a obra de Vinícius de Moraes

Pelas estimativas da Prefeitura, o desfile cívico-militar em comemoração aos 460 anos de São Bernardo reuniu cerca de 20 mil pessoas na manhã desta terça-feira (20/08). O público, munido de banderinhas com o hino municipal, enfrentou o forte sol e lotou as calçadas da rua Marechal Deodoro para prestigiar os 3,8 mil participantes que coloriram a via para narrar a vida e a obra do poeta e compositor Vinícius de Moraes.

“Escolhemos como tema um grande brasileiro que lutou pela democracia. As crianças trabalharam todo o seu legado por um semestre e aqui se apresenta o resultado desse trabalho”, explicou a secretária de Educação, Cleuza Repulho. Participaram do evento 45 escolas municipais, principalmente as crianças do programa Tempo de Escola (educação integral), além de 15 escolas particulares e estaduais. Para transportar os alunos, a Prefeitura mobilizou 85 ônibus.

O secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, destacou que o desfile, organizado em parceria com a Secretaria de Educação, também é pensado como uma forma de resgatar a identidade e memórias dos moradores. “Em nossos festejos estamos sempre buscando valorizar o são-bernadense. Como exemplo, no show desta noite, apenas o grupo Turma do Pagode é de fora, os outros artistas são da cidade”, observou.

Na avenida - Além dos alunos, o desfile contou com a presença de grupos de escoteiros, integrantes de programas sociais e esportivos da cidade, grupos culturais, desbravadores, agentes de saúde e ONGs, além de GCMs (Guardas Civis Municipais), policiais civis e militares, bombeiros e defesa civil, que desfilaram a pé e com veículos motorizados embalados pela banda Corporação São José da Vila Baeta Neves. A ala militar contou ainda com oficiais do Tiro de Guerra de São Bernardo, Santo André e São Caetano.

A parte militar é o que mais encanta a dona de casa Geiza da Conceição Dias, 32 anos, que há cerca de cinco anos acompanha os desfiles. “Eu gosto de assistir, e minha filha de sete anos adora, então sempre venho por causa dela”, disse. Também faz cinco anos que o aposentado Eusébio Santander, 76 anos, não perde um desfile. “Adoro ver a banda tocar, por isso fico bem de frente para eles”, comentou.

Presente – Para o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o maior presente da Prefeitura para a cidade, neste ano, será a entrega e o funcionamento em dezembro do HC (Hospital de Clínicas), que contribuirá para desafogar da quantidade de leitos no município. “Hoje muitas pessoas têm de sair da cidade e buscar hospitais em São Paulo para ser atendidas. Com o HC isso mudará”, disse. Marinho ainda informou que o equipamento está com as obras concluídas, aguardando apenas detalhes nos acabamentos e entrega de equipamentos.

O prefeito ainda destacou os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e habitação que o município vem realizando. “O principal fato a se comemorar é sermos uma cidade de 460 anos em pleno desenvolvimento”, afirmou. Antes de assistir ao desfile cívico-militar, Marinho participou da missa na Igreja Matriz, às 8h.

O desfile começou na altura da praça Lauro Gomes e terminou na avenida Francisco Prestes Maia. Para garantir segurança e conforto à população, a Prefeitura montou estrutura de apoio, com banheiros químicos providos de equipamentos de acessibilidade, pontos de distribuição de água, além da atuação de guardas civis municipais e agentes de trânsito para auxiliar o tráfego da região. A Prefeitura também contou com o apoio da Polícia Militar e Samu.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6335 dias no ar.