NOTÍCIA ANTERIOR
Noivos processam igreja por casamento celebrado em 15 minutos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Metrô de SP é o mais lotado do mundo, afirma CoMET
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/09/2008 | Geral
Desfile de 7 de Setembro reúne 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios
Sob sol forte e clima seco, cerca de 35 mil pessoas acompanharam mais de duas horas e meia de apresentações do desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a cerimônia com o tradicional desfile em carro aberto, seguido da execução dos hinos Nacional e da Independência.

Convidada de honra do desfile, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, acompanhou a apresentação na tribuna de autoridades ao lado dos ministros Nelson Jobim, da Defesa, Dilma Rousseff, da Casa Civil, Tarso Genro, da Justiça, José Gomes Temporão, da Saúde, Márcio Fortes, das Cidades, Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social, Jorge Armando Félix, do Gabinete de Segurança Institucional, Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, e os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, e do Banco Central, Henrique Meirelles, também acompanharam o desfile.

Além de tropas militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, o desfile teve a participação de estudantes, servidores públicos e até atletas olímpicos. O saltador ornamental César Castro desfilou com o fogo simbólico. Muito aplaudidas, as jogadoras da seleção brasileira de futebol feminino, medalhistas de prata nas Olímpiadas de Pequim, também passaram pela Esplanada.

Para homenagear os "brasileiros de valor" - um dos temas da apresentação - um grupo de crianças vestidas como petroleiros desfilou em volta de um pequeno carro alegórico imitando uma refinaria da Petrobras. A Amazônia também foi lembrada durante o desfile, com a apresentação de crianças vestidas com fantasias de animais e plantas típicas da região.

Um espetáculo de acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça encerrou o desfile. A programação do 7 de Setembro em Brasília continua durante a tarde na Praça dos Três Poderes, com a primeira edição do projeto Praça Brasil, com artesanato, comidas típicas e atrações artísticas do Ceará.

A partir das 17h, o bandolinista Dudu Maia, o grupo de música popular Batucada de Bamba, a banda Toró de Palpite e o cantor Moraes Moreira farão apresentações na capital.

De acordo com a Presidência da República, o valor total do desfile é de R$ 1,62 milhão.

Por Diário Online - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6191 dias no ar.