NOTÍCIA ANTERIOR
Potentes ainda têm espaço
PRÓXIMA NOTÍCIA
Um brinde ao Challenger
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/01/2009 | Veículos
Desenhando o futuro
Pensando em despertar novos hábitos de consumo na população norte-americana, as montadoras que participam do Salão de Detroit fazem suas apostas nos conceitos menos agressivos ao meio-ambiente. Um dos que mais se destacam, arrancando elogios de jornalistas e convidados, foi o Volkswagen BlueSport.

O roadster compacto, para apenas dois ocupantes, mescla desempenho, eficiência e design interessantes. Produzido na Alemanha, o modelo tem motor central a diesel de 180 cv . À rotação de 1.750 rpm, o turbo 2.0 entrega o torque máximo - e impressionante - de 36 mkgf. A velocidade máxima é de 226 km/h e o pequeno bólido vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Além do desempenho, o BlueSport promete baixo consumo. De acordo com a montadora, a média é de 17,8 km/l (urbano e estrada), podendo chegar a 21,26 km/l na estrada. Como conta com design e mecânica viáveis, é possível que o conceito entre em produção dentro de pouco tempo.

O motor do BlueSport faz parte da nova família denominada Clean Diesel, que entrega desempenho e menor consumo. A promessa é de que esses propulsores sejam comercializados nos 50 Estados americanos.

A Mercedes, por sua vez, traz o conceito BlueZero. Construído em uma plataforma derivada das utilizadas nos modelos Classe A e B, o monovolume ecológico tem três tipos de configuração: BlueZero E-Cell, que funciona com uma única bateria delítio-ion; BlueZero F-Cell, alimentado por célula a combustível e com autonomia de cerca de 400 quilômetros; e BlueZero E-Cell Plus, um híbrido de motores elétrico e a combustão interna, elevando a autonomia para 600 quilômetros - 100 km apenas com a bateria elétrica.

As três versões vão de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chegam à velocidade máxima (limitada) de 150 km/h. O conceito alemão deve entrar em produção - em pequena escala - já em 2009 (célula a combustível). Em 2010, começam a ser fabricadas as primeiras unidades do BlueZero movido a bateria elétrica.

A Audi é outra alemã que se destaca em Detroit. Além do esportivo R8 com motor 5.2 V10, a montadora revela ao mundo o SportBack Concept, que nada mais é do que o futuro A7. Como já era esperado, o cupê de quatro portas traz estampado em seu design arrojado todo o DNA da Audi. Vale destacar os faróis com leds e a protuberante grade frontal. Além do espaço interno interessante e a marcante presença da tecnologia, o SportBack é equipado com um motor 3.0 V6 TDI (a diesel) que desenvolve 225 cv de potência e torque de 56 mkgf, que garante a velocidade máxima de 245 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.

Kia
A Kia, aproveitando-se da necessidade do consumidor norte-americano de mudar seus conceitos, apresenta o Soul''ster. Com base no Soul, que chega ao Brasil em 2009, o modelo asiático é uma mistura exótica, porém interessante, de uma picape com um conversível para quatro ocupantes.

As suas linhas remetem a um consumidor jovem e que gosta de curtir a vida. Chamam a atenção os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro.

Sob o capô, o Soul''ster oferece opções interessantes: 1.6 e 2.0 a gasolina ou 1.6 a diesel.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC / Enviado a Detroit
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.