DATA DA PUBLICAÇÃO 18/10/2013 | Veículos
Descubra a origem dos barulhos de seu carro
Para ajudar o motorista na difícil tarefa de identificar a origem dos barulhos, o ABCD MAIOR ouviu um especialista no assunto
É irritante o barulho que um carro faz quando este começa a envelhecer. Por mais cuidado que o dono tenha, é inevitável que surjam os ‘nhec-nhecs’ e ‘toc-tocs’ que indicam que a vida útil das peças já está próxima do fim. Para ajudar o motorista na difícil tarefa de identificar a origem dos barulhos, o ABCD MAIOR ouviu um especialista no assunto.
O engenheiro Waldemar Colucci, professor do curso de engenharia mecânica do Centro Universitário da FEI, explica que, no interior do veículo, a folga em peças como o painel e laterais de porta é a principal responsável pela barulheira.
“Uma fonte de ruído comum são os pontos de fixação dos bancos rebatíveis, que se desgastam com o uso. Pode acontecer também de pontos de solda da carroceria se soltarem”, afirma.
Do lado de fora, Colucci destaca que o trabalho de identificação dos ruídos fica mais complicado. Fatores como o barulho de rodagem e o ronco do motor podem atrapalhar ou até gerar falsas indicações da origem do problema.
Ou seja, um barulho na suspensão dianteira pode parecer vir da suspensão traseira e vice-versa. “A velocidade ideal para identificar um ruído é 20 km/h.”
Nos dois casos, o especialista da FEI recomenda procurar uma oficina mecânica para identificar a origem do problema.
Em algumas lugares existem, inclusive, aparelhos específicos para a identificação de ruídos. As concessionárias Nissan, por exemplo, utilizam um equipamento produzido pela Tecnologia Quantum, que faz o uso de microfones e sensores de vibração para identificar a fonte do barulho.
É irritante o barulho que um carro faz quando este começa a envelhecer. Por mais cuidado que o dono tenha, é inevitável que surjam os ‘nhec-nhecs’ e ‘toc-tocs’ que indicam que a vida útil das peças já está próxima do fim. Para ajudar o motorista na difícil tarefa de identificar a origem dos barulhos, o ABCD MAIOR ouviu um especialista no assunto.
O engenheiro Waldemar Colucci, professor do curso de engenharia mecânica do Centro Universitário da FEI, explica que, no interior do veículo, a folga em peças como o painel e laterais de porta é a principal responsável pela barulheira.
“Uma fonte de ruído comum são os pontos de fixação dos bancos rebatíveis, que se desgastam com o uso. Pode acontecer também de pontos de solda da carroceria se soltarem”, afirma.
Do lado de fora, Colucci destaca que o trabalho de identificação dos ruídos fica mais complicado. Fatores como o barulho de rodagem e o ronco do motor podem atrapalhar ou até gerar falsas indicações da origem do problema.
Ou seja, um barulho na suspensão dianteira pode parecer vir da suspensão traseira e vice-versa. “A velocidade ideal para identificar um ruído é 20 km/h.”
Nos dois casos, o especialista da FEI recomenda procurar uma oficina mecânica para identificar a origem do problema.
Em algumas lugares existem, inclusive, aparelhos específicos para a identificação de ruídos. As concessionárias Nissan, por exemplo, utilizam um equipamento produzido pela Tecnologia Quantum, que faz o uso de microfones e sensores de vibração para identificar a fonte do barulho.
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