DATA DA PUBLICAÇÃO 10/03/2009 | Veículos
Descendo a serra ''sem frear''
Conhecemos um dos fortes concorrentes no segmento de cavalos-mecânicos até 330 cv de potência para trechos de curta e média distância: o extrapesado Mercedes-Benz Axor 1933, que se destaca principalmente pelo sistema de frenagem, além de possuir conforto na cabine e bom desempenho do motor.
Ao acompanhar um dos técnicos da empresa dirigindo o modelo em um trecho de descida de serra de cerca de 13 quilômetros na Rodovia Anchieta, de São Bernardo até Cubatão, o freio do veículo praticamente não precisou ser acionado, mesmo com o caminhão carregado com 30 toneladas de areia. Isso foi possível graças a um sistema hidráulico com controle eletrônico conjugado ao freio motor denominado Top Brake, que mantém o veículo em velocidade constante, dependendo apenas da marcha que é engatada no câmbio sincronizado de 16 velocidades.
O avançado sistema de frenagem é acionado por uma alavanca próxima ao volante e proporciona um aumento da vida útil das pastilhas de freio (o veículo possui freios a disco nas quatro rodas) que, segundo técnicos da montadora, chegam a durar de 300 a 400 mil quilômetros - normalmente, em caminhões sem o sistema, a troca das pastilhas deve ser feita com 100 mil quilômetros rodados.
Com tração 4x2, o caminhão, que custa aproximadamente R$ 225 mil, vem equipado com cabine estendida e cama, itens de série que proporcionam conforto na hora do descanso do motorista.
Capacidade de carga - Para o dia a dia de trabalho, o Axor 1933 é indicado principalmente para o transporte rodoviário de cargas volumosas de baixa densidade, podendo ser utilizado para tracionar semirreboques do tipo sider, baú, porta-container e cegonheira.
Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 47 toneladas, o Axor permite a utilização de semirreboques de grande volume, com comprimento até 15,4 m, e tem capacidade para até 30 paletes (estrados de madeira, metal ou plástico para transporte de cargas).
Lançado em 2005, o veículo já está preparado para a utilização da configuração ‘vanderleia'' (semirreboque de três eixos distanciados).
O cavalo pesa apenas 6.200 kg com o tanque de combustível de 300 litros - a Mercedes também oferece outras duas opções de arranjo de tanque, com capacidade até 820 litros.
Um motor eletrônico potente de seis cilindros equipa o Axor 1933, o OM 926 LA, que é turboalimentado com pós-resfriador e fornece 326 cv e torque de 127 mkgf entre 1.400 e 1.600 rpm.
Outro destaque é o computador de bordo que, além de mostrar ao motorista informações como abastecimento de combustível, nível de óleo do motor, distância percorrida e tempo de viagem, conta com um sistema de manutenção inteligente, o WS, que controla automaticamente e avisa sobre os períodos de manutenção preventiva de diversos itens.
O modelo tem ainda coluna de direção regulável e controlador de velocidade, além de bancos pneumáticos com controle de altura e inclinação.
Ao acompanhar um dos técnicos da empresa dirigindo o modelo em um trecho de descida de serra de cerca de 13 quilômetros na Rodovia Anchieta, de São Bernardo até Cubatão, o freio do veículo praticamente não precisou ser acionado, mesmo com o caminhão carregado com 30 toneladas de areia. Isso foi possível graças a um sistema hidráulico com controle eletrônico conjugado ao freio motor denominado Top Brake, que mantém o veículo em velocidade constante, dependendo apenas da marcha que é engatada no câmbio sincronizado de 16 velocidades.
O avançado sistema de frenagem é acionado por uma alavanca próxima ao volante e proporciona um aumento da vida útil das pastilhas de freio (o veículo possui freios a disco nas quatro rodas) que, segundo técnicos da montadora, chegam a durar de 300 a 400 mil quilômetros - normalmente, em caminhões sem o sistema, a troca das pastilhas deve ser feita com 100 mil quilômetros rodados.
Com tração 4x2, o caminhão, que custa aproximadamente R$ 225 mil, vem equipado com cabine estendida e cama, itens de série que proporcionam conforto na hora do descanso do motorista.
Capacidade de carga - Para o dia a dia de trabalho, o Axor 1933 é indicado principalmente para o transporte rodoviário de cargas volumosas de baixa densidade, podendo ser utilizado para tracionar semirreboques do tipo sider, baú, porta-container e cegonheira.
Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 47 toneladas, o Axor permite a utilização de semirreboques de grande volume, com comprimento até 15,4 m, e tem capacidade para até 30 paletes (estrados de madeira, metal ou plástico para transporte de cargas).
Lançado em 2005, o veículo já está preparado para a utilização da configuração ‘vanderleia'' (semirreboque de três eixos distanciados).
O cavalo pesa apenas 6.200 kg com o tanque de combustível de 300 litros - a Mercedes também oferece outras duas opções de arranjo de tanque, com capacidade até 820 litros.
Um motor eletrônico potente de seis cilindros equipa o Axor 1933, o OM 926 LA, que é turboalimentado com pós-resfriador e fornece 326 cv e torque de 127 mkgf entre 1.400 e 1.600 rpm.
Outro destaque é o computador de bordo que, além de mostrar ao motorista informações como abastecimento de combustível, nível de óleo do motor, distância percorrida e tempo de viagem, conta com um sistema de manutenção inteligente, o WS, que controla automaticamente e avisa sobre os períodos de manutenção preventiva de diversos itens.
O modelo tem ainda coluna de direção regulável e controlador de velocidade, além de bancos pneumáticos com controle de altura e inclinação.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda