NOTÍCIA ANTERIOR
Versatilidade é receita do sucesso
PRÓXIMA NOTÍCIA
O lado esportivo do Punto
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/03/2009 | Veículos
Descendo a serra ''sem frear''
Conhecemos um dos fortes concorrentes no segmento de cavalos-mecânicos até 330 cv de potência para trechos de curta e média distância: o extrapesado Mercedes-Benz Axor 1933, que se destaca principalmente pelo sistema de frenagem, além de possuir conforto na cabine e bom desempenho do motor.

Ao acompanhar um dos técnicos da empresa dirigindo o modelo em um trecho de descida de serra de cerca de 13 quilômetros na Rodovia Anchieta, de São Bernardo até Cubatão, o freio do veículo praticamente não precisou ser acionado, mesmo com o caminhão carregado com 30 toneladas de areia. Isso foi possível graças a um sistema hidráulico com controle eletrônico conjugado ao freio motor denominado Top Brake, que mantém o veículo em velocidade constante, dependendo apenas da marcha que é engatada no câmbio sincronizado de 16 velocidades.

O avançado sistema de frenagem é acionado por uma alavanca próxima ao volante e proporciona um aumento da vida útil das pastilhas de freio (o veículo possui freios a disco nas quatro rodas) que, segundo técnicos da montadora, chegam a durar de 300 a 400 mil quilômetros - normalmente, em caminhões sem o sistema, a troca das pastilhas deve ser feita com 100 mil quilômetros rodados.

Com tração 4x2, o caminhão, que custa aproximadamente R$ 225 mil, vem equipado com cabine estendida e cama, itens de série que proporcionam conforto na hora do descanso do motorista.

Capacidade de carga - Para o dia a dia de trabalho, o Axor 1933 é indicado principalmente para o transporte rodoviário de cargas volumosas de baixa densidade, podendo ser utilizado para tracionar semirreboques do tipo sider, baú, porta-container e cegonheira.

Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 47 toneladas, o Axor permite a utilização de semirreboques de grande volume, com comprimento até 15,4 m, e tem capacidade para até 30 paletes (estrados de madeira, metal ou plástico para transporte de cargas).

Lançado em 2005, o veículo já está preparado para a utilização da configuração ‘vanderleia'' (semirreboque de três eixos distanciados).

O cavalo pesa apenas 6.200 kg com o tanque de combustível de 300 litros - a Mercedes também oferece outras duas opções de arranjo de tanque, com capacidade até 820 litros.

Um motor eletrônico potente de seis cilindros equipa o Axor 1933, o OM 926 LA, que é turboalimentado com pós-resfriador e fornece 326 cv e torque de 127 mkgf entre 1.400 e 1.600 rpm.

Outro destaque é o computador de bordo que, além de mostrar ao motorista informações como abastecimento de combustível, nível de óleo do motor, distância percorrida e tempo de viagem, conta com um sistema de manutenção inteligente, o WS, que controla automaticamente e avisa sobre os períodos de manutenção preventiva de diversos itens.

O modelo tem ainda coluna de direção regulável e controlador de velocidade, além de bancos pneumáticos com controle de altura e inclinação.

Por Emerson Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.