NOTÍCIA ANTERIOR
Língua vai ter peso maior na nota final da Fuvest
PRÓXIMA NOTÍCIA
Água é tema de Desafio de Redação
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/08/2009 | Educação
Desafio de Redação é lançado hoje
Incentivar a leitura e o exercício literário entre os estudantes de níveis Fundamental e Médio das redes pública e privada. É com a manutenção do mesmo objetivo dos anos anteriores que o secretário estadual de Educação, Paulo Renato de Souza, abre hoje a terceira edição do Desafio de Redação, iniciativa do Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Ministro da Educação durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o secretário dará o pontapé inicial ao evento de 2009 a partir das 14h, nas dependências da USCS no bairro Barcelona.

Para o professor Silvio Augusto Minciotti, reitor da Universidade, "o Desafio de Redação estimula a prática da escrita, da leitura e a reflexão, e ainda intensifica a relação entre a universidade e os ensinos Fundamental e Médio." "A própria presença do secretário na abertura evidencia a importância e o sucesso que o projeto vem conquistando na área da Educação", diz o reitor.

Como nas etapas passadas, a bolsa de estudo universitária integral permanece sendo o prêmio máximo do concurso, que distribui também computadores, televisores e bicicletas. Nas edições de 2007 e 2008, o lugar mais alto no pódio foi ocupado por alunas de Mauá.

Sem revelar o tema da redação deste ano, que será anunciado hoje, a gerente de Marketing do Diário, Cristina Linhares, explica que os estudantes terão em 2009 a missão de escrever sobre um assunto vital para toda humanidade e que cada vez suscita preocupações. "É uma questão fundamental para o cidadão, principalmente para os jovens, que precisarão buscar as soluções."

A expectativa dos organizadores é iniciar os exames práticos do Desafio em 31 de agosto e encerrar a etapa de produção dos textos em 6 de outubro. Os vencedores das seis categorias serão anunciados em 11 de novembro.

Na primeira edição do evento, foram produzidas 94 mil redações. No ano seguinte, o concurso alcançou a participação de 128 mil alunos do Grande ABC. Para 2009, Cristina espera mais.

"As secretarias de Educação dos municípios estão envolvidas e já conseguem perceber os bons resultados do trabalho. Por isso, neste ano queremos ultrapassar os 150 mil textos", afirma.

Regulamento - Podem participar estudantes dos ensinos públicos e privados que estejam regularmente matriculados e cursando da 6ª a 9ª séries do Ensino Fundamental, de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, além de alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Tele-sala. A redação não pode ultrapassar 30 linhas sendo 20, o mínimo.

Os trabalhos serão corrigidos e avaliados por uma comissão de professores e universitários da USCS e convidados. O juízo dos integrantes obedecerá a critérios de coesão com o tema, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas.

Por André Vieira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.