NOTÍCIA ANTERIOR
Meninos têm nota melhor se não estudam com meninas, mostra pesquisa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escolas abrem inscrições antecipadas para Ensino Fundamental
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/08/2009 | Educação
Desafio de Redação começa em nove escolas de Santo André
Tem início hoje a terceira edição do Desafio de Redação promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade de São Caetano) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano.

No primeiro dia, serão avaliados estudantes de nove escolas estaduais de Santo André. A aplicação dos exames termina no dia 6 de outubro, nas instituições de ensino de Ribeirão Pires.

Até esta data, exercitar o hábito da leitura é a principal dica dada por professores para que os participantes consigam um bom desempenho no concurso.

"Para escrever um bom texto, o aluno precisa combinar capacidade intelectual e imaginação", aconselhou o professor da USCS e coordenador do Proeduc (Programa de Educação), Antônio Fernando Gomes Alves.

O tema do Desafio nessa edição, Água: A vida do planeta, permitirá que os participantes discorram sobre a importância desse recurso natural para a vida. E material de leitura é o que não irá faltar, ainda mais levando em consideração a importância do tema escolhido.

"A disponibilidade hídrica não é distribuída igualmente. Diversos países não têm mais água potável, e muitas dessas fontes já estão contaminadas", destacou a coordenadora do curso de gestão ambiental da Universidade Metodista de São Paulo, Waverli Neuberger.

Além dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, participam do concurso alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e da Tele-sala, de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Grande ABC.

No ano passado, fizeram parte do Desafio 128 mil estudantes. Para este ano, a expectativa é superar a meta das edições anteriores, e chegar a cerca de 150 mil redações.

Segunda fase - Com a conclusão da fase de aplicação das avaliações, uma comissão formada por universitários, convidados e professores da USCS irá trabalhar na correção dos textos dentro de critérios como a coesão com o tema, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e a obediência ao número de linhas.

Os vencedores, divididos em seis categorias de acordo com a série cursada, serão anunciados no dia 11 de novembro.

Dentre os prêmios reservados aos melhores textos estão televisores, bicicletas e computadores, além da recompensa máxima, que é uma bolsa de estudos integral da USCS.

Por Evandro Enoshita - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.