NOTÍCIA ANTERIOR
Scania bate recorde de vendas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Uma Titan renovada
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2008 | Veículos
Desafiamos a valentia do novo Troller T4
Parte integrante da família Ford desde o início de 2007, a Troller apresentou oficialmente o novo jipe T4. O modelo, que chega às concessionárias em meados de dezembro, ainda não tem preço definido, mas não deve passar, de acordo com os executivos da marca, dos R$ 90 mil. Atualmente, a linha 2008 do T4 custa R$ 85.045.

Apesar de contar com diversas modificações - são mais de 500 peças novas -, o T4 manteve sua principal qualidade: a robustez. Com opções de tração 4x2 (traseira), 4x4 e reduzida, selecionadas por meio de um botão no painel de instrumentos, o valentão é uma boa opção para quem gosta de enfrentar trilhas aos finais de semana e ter a convicção de que dificilmente ficará atolado em qualquer lamaçal.

Externamente, o T4 ganhou novo conjunto óptico, teve a grade dianteira removível redesenhada, recebeu apliques nos pára-choques e novo pára-brisa com vidro curvo, solucionando o problema de reflexos.

A carroceria, por sua vez, utiliza novos materiais (mais leves). A capota é rígida (removível) e a Troller oferece nove cores para a carroceria e duas para a capota.

O interior também passou por leves modificações. Destaque para o painel de instrumentos e comandos, como acionamento dos vidros elétricos, especialmente desenhado para o modelo. O acabamento, como não poderia ser diferente, é simplório - evidenciando toda a virtude off-road. Requinte? Quase nenhum! A não ser por equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado e rodas de alumínio.

O T4 é equipado com um voluntarioso motor 3.0 MWM International com turbo intercooler, que entrega 163 cv de potência a 3.800 rpm e torque de 38,72 mkgf em uma faixa de torque de 1.600 rpm a 2.200 rpm.

Avaliação
Para não ficarmos apenas nos números, dirigimos o jipe em uma pista especialmente preparada. Nas subidas, descidas, buracos e lamaçais, o T4 se comportou muito bem. Um pouco de balanço, mas disposição de sobra.

Para quem vai no banco traseiro, no entanto, além do balanço ser mais violento, a falta de conforto fica mais evidente. Mas nada que desabone o modelo, pois o T4 nasceu para viver à margem do mundo urbano.

Concorrência é heterogênea

As opções de modelos off-road puro-sangue não são muitas no Brasil. É verdade que há uma boa gama de veículos 4x4, mas a grande maioria privilegia, antes de mais nada, o conforto.

Por isso, o T4 é uma boa opção para quem quer um companheiro de aventura. Os concorrentes mais diretos são Jeep Wrangler e Land Rover Defender 90, que têm preços mais salgados do que o Troller, que ainda não tem valor fixado, mas deve ficar entre R$ 85 mil e R$ 90 mil. O Wrangler custa R$ 104,9 mil e o Defender 90 parte de R$ 139 mil.

Também são apontados como concorrentes o Chevrolet Tracker (R$ 62.506), o Mitsubishi Pajero TR4 (R$ 65.490) e o novo jipinho da TAC, o Stark, que chega em meados de 2009, mas ainda sem preço definido.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC / Enviado a Atibaia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.