DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2008 | Veículos
Desafiamos a valentia do novo Troller T4
Parte integrante da família Ford desde o início de 2007, a Troller apresentou oficialmente o novo jipe T4. O modelo, que chega às concessionárias em meados de dezembro, ainda não tem preço definido, mas não deve passar, de acordo com os executivos da marca, dos R$ 90 mil. Atualmente, a linha 2008 do T4 custa R$ 85.045.
Apesar de contar com diversas modificações - são mais de 500 peças novas -, o T4 manteve sua principal qualidade: a robustez. Com opções de tração 4x2 (traseira), 4x4 e reduzida, selecionadas por meio de um botão no painel de instrumentos, o valentão é uma boa opção para quem gosta de enfrentar trilhas aos finais de semana e ter a convicção de que dificilmente ficará atolado em qualquer lamaçal.
Externamente, o T4 ganhou novo conjunto óptico, teve a grade dianteira removível redesenhada, recebeu apliques nos pára-choques e novo pára-brisa com vidro curvo, solucionando o problema de reflexos.
A carroceria, por sua vez, utiliza novos materiais (mais leves). A capota é rígida (removível) e a Troller oferece nove cores para a carroceria e duas para a capota.
O interior também passou por leves modificações. Destaque para o painel de instrumentos e comandos, como acionamento dos vidros elétricos, especialmente desenhado para o modelo. O acabamento, como não poderia ser diferente, é simplório - evidenciando toda a virtude off-road. Requinte? Quase nenhum! A não ser por equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado e rodas de alumínio.
O T4 é equipado com um voluntarioso motor 3.0 MWM International com turbo intercooler, que entrega 163 cv de potência a 3.800 rpm e torque de 38,72 mkgf em uma faixa de torque de 1.600 rpm a 2.200 rpm.
Avaliação
Para não ficarmos apenas nos números, dirigimos o jipe em uma pista especialmente preparada. Nas subidas, descidas, buracos e lamaçais, o T4 se comportou muito bem. Um pouco de balanço, mas disposição de sobra.
Para quem vai no banco traseiro, no entanto, além do balanço ser mais violento, a falta de conforto fica mais evidente. Mas nada que desabone o modelo, pois o T4 nasceu para viver à margem do mundo urbano.
Concorrência é heterogênea
As opções de modelos off-road puro-sangue não são muitas no Brasil. É verdade que há uma boa gama de veículos 4x4, mas a grande maioria privilegia, antes de mais nada, o conforto.
Por isso, o T4 é uma boa opção para quem quer um companheiro de aventura. Os concorrentes mais diretos são Jeep Wrangler e Land Rover Defender 90, que têm preços mais salgados do que o Troller, que ainda não tem valor fixado, mas deve ficar entre R$ 85 mil e R$ 90 mil. O Wrangler custa R$ 104,9 mil e o Defender 90 parte de R$ 139 mil.
Também são apontados como concorrentes o Chevrolet Tracker (R$ 62.506), o Mitsubishi Pajero TR4 (R$ 65.490) e o novo jipinho da TAC, o Stark, que chega em meados de 2009, mas ainda sem preço definido.
Apesar de contar com diversas modificações - são mais de 500 peças novas -, o T4 manteve sua principal qualidade: a robustez. Com opções de tração 4x2 (traseira), 4x4 e reduzida, selecionadas por meio de um botão no painel de instrumentos, o valentão é uma boa opção para quem gosta de enfrentar trilhas aos finais de semana e ter a convicção de que dificilmente ficará atolado em qualquer lamaçal.
Externamente, o T4 ganhou novo conjunto óptico, teve a grade dianteira removível redesenhada, recebeu apliques nos pára-choques e novo pára-brisa com vidro curvo, solucionando o problema de reflexos.
A carroceria, por sua vez, utiliza novos materiais (mais leves). A capota é rígida (removível) e a Troller oferece nove cores para a carroceria e duas para a capota.
O interior também passou por leves modificações. Destaque para o painel de instrumentos e comandos, como acionamento dos vidros elétricos, especialmente desenhado para o modelo. O acabamento, como não poderia ser diferente, é simplório - evidenciando toda a virtude off-road. Requinte? Quase nenhum! A não ser por equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado e rodas de alumínio.
O T4 é equipado com um voluntarioso motor 3.0 MWM International com turbo intercooler, que entrega 163 cv de potência a 3.800 rpm e torque de 38,72 mkgf em uma faixa de torque de 1.600 rpm a 2.200 rpm.
Avaliação
Para não ficarmos apenas nos números, dirigimos o jipe em uma pista especialmente preparada. Nas subidas, descidas, buracos e lamaçais, o T4 se comportou muito bem. Um pouco de balanço, mas disposição de sobra.
Para quem vai no banco traseiro, no entanto, além do balanço ser mais violento, a falta de conforto fica mais evidente. Mas nada que desabone o modelo, pois o T4 nasceu para viver à margem do mundo urbano.
Concorrência é heterogênea
As opções de modelos off-road puro-sangue não são muitas no Brasil. É verdade que há uma boa gama de veículos 4x4, mas a grande maioria privilegia, antes de mais nada, o conforto.
Por isso, o T4 é uma boa opção para quem quer um companheiro de aventura. Os concorrentes mais diretos são Jeep Wrangler e Land Rover Defender 90, que têm preços mais salgados do que o Troller, que ainda não tem valor fixado, mas deve ficar entre R$ 85 mil e R$ 90 mil. O Wrangler custa R$ 104,9 mil e o Defender 90 parte de R$ 139 mil.
Também são apontados como concorrentes o Chevrolet Tracker (R$ 62.506), o Mitsubishi Pajero TR4 (R$ 65.490) e o novo jipinho da TAC, o Stark, que chega em meados de 2009, mas ainda sem preço definido.
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