NOTÍCIA ANTERIOR
Inep cogita encaminhar redação do Enem à casa de alunos, diz Malvina
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inep divulga temas das provas para cursos tecnológicos do Enade 2011
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/07/2011 | Educação
Denise Ravin visita Medicina ABC para parcerias na área de adolescência
Primeira-dama retornará nos próximos dias para entrega de forno industrial, que selará projeto inédito em conjunto com a FMABC.

Primeira-dama em Santo André e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Ravin esteve em visita à Faculdade de Medicina da Fundação do ABC para conhecer o trabalho da área de Hebiatria – especializada no atendimento ao adolescente. O convite partiu da própria FMABC, que busca estreitar laços com administração pública, iniciativa privada e terceiro setor a fim de estabelecer novas parcerias para desenvolvimento de projetos no futuro Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança – sede própria do Instituto de Hebiatria da FMABC, cuja inauguração está prevista para agosto próximo.

Para os próximos dias está prevista nova visita de Denise Ravin à Medicina ABC com intuito de concretizar a primeira aliança com a Hebiatria. “Em parceria com a equipe de Nutrição, vamos implantar a Oficina de Panificação para adolescentes. A Denise Ravin apoiará a iniciativa com a doação de forno industrial que viabilizará o início dos trabalhos”, conta a assistente social da Hebiatria, Janete Regina Figueiredo Gomes, que detalha: “Pretendemos ensinar ofícios aos jovens atendidos na Hebiatria e contribuir para sua entrada no mercado de trabalho. Vamos iniciar a capacitação com a panificação e pretendemos vender o fruto desse trabalho pelo próprio campus universitário, gerando renda para manutenção do Centro de Referência”.

Além da assistente social Janete Figueiredo, a visita de Denise Ravin em 21 de junho último foi acompanhada pelo vice-Diretor da faculdade, Dr. Marco Akerman, e pela professora Titular de Hebiatria e coordenadora de Graduação na FMABC, Dra. Ligia de Fátima Nóbrega Reato. O encontro teve início com reunião para apresentação dos trabalhos já desenvolvidos pela Hebiatria e das possibilidades de novos projetos. Foi realizado tour pelo campus, que terminou na apresentação do espaço do Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança. O local está em fase de acabamento e neste julho já devem ser instalados itens de mobiliário e escritório, além de equipamentos para atendimento em saúde.

Além da Oficina de Panificação, outra parceria alinhavada diz respeito à reciclagem. A ideia inicial é que a recém-inaugurada Oficina de Reciclagem da Fundação do ABC, que já recebe pacientes da Hebiatria, seja ampliada com apoio da Prefeitura/Fundo Social de Solidariedade. Nova reunião deve ocorrer em breve para acerto de detalhes. “A Prefeitura já realiza trabalho de reciclagem com jovens, que reutilizam materiais descartados para produção de móveis, brinquedos e utensílios domésticos. Queremos unir esforços para ampliar a Oficina da FUABC e beneficiar mais jovens, com mais atividades”, acrescenta a assistente social da FMABC, Janete Regina Figueiredo Gomes.

Atendimento integral ao Adolescente: Batizada Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança, a sede própria do Instituto de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC pretende ser um centro de atendimento completo à geração dos 10 aos 20 anos de idade, que receberá abordagem tanto física e mental quanto apoio social. O espaço também quer se tornar um centro de estudos e diretrizes reunindo vários campos de atividade – ortopedia pediátrica, psiquiatria do adolescente, fisioterapia, nutrição, enfermagem etc. A ideia é oferecer atendimento em período integral durante a semana por meio de interconsultas em dermatologia, oftalmologia, ginecologia, urologia, psicologia e mesmo encaminhamentos de cirurgias. Também estão previstas atividades de educação em saúde nas escolas do Grande ABC.

O projeto contempla 18 consultórios para avaliação clínica, 3 salas de avaliação antropométrica e pré-consulta, 3 salas de grupos alternativos e acolhimento, além de 3 salas para reuniões, discussão de casos e capacitação profissional. Trata-se de projeto incentivado pela lei federal 8.069 de 13 de julho de 1990, pela qual empresas podem reverter 6% do Imposto de Renda devido aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente. As adesões continuam abertas e pessoas físicas também podem participar com doações voluntárias. Mais informações no telefone (11) 4993-5440.

Desde 1987 a FMABC se empenha na orientação e assistência clínica a essa geração de jovens, num trabalho profissional gratuito e dedicado no Centro de Saúde-Escola do Parque Capuava. Em 2002 a especialidade passou a funcionar também dentro da faculdade, no Instituto de Hebiatria. Este ano, com a inauguração do Centro de Referência Adolescente-Cidadão Esperança, terá início o ProBem - Programa de Bem Estar do Estudante. Vinculada ao SEPA-GAIA, a iniciativa terá sala própria destinada à assistência clínica e ao suporte psicopedagógico aos estudantes do campus universitário. Também será implantado no local o “check-up calouro”, que prevê atendimento de todos os primeiroanistas dos 7 cursos de graduação.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.