NOTÍCIA ANTERIOR
Sabores brasileiros
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ceará revê tropicalismo
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/11/2007 | Turismo
Delícias portenhas
Buenos Aires continua sendo um dos destinos mais procurados por brasileiros para viagem ao Exterior. Para se ter idéia, a CVC, a maior operadora de turismo do Brasil, comercializou só em 2006 mais de 32 mil pacotes para a capital portenha, um aumento de 35% em relação ao ano anterior. E pretende fechar 2007 com um recorde: ter levado 60 mil clientes. Com o dólar baixo, por pouco mais de R$ 800 é possível adquirir um pacote de três noites, dependendo da data.

E Buenos Aires agrada em cheio a quem ama cultura, gastronomia e compras. Seus atrativos vão além dos tradicionais pontos turísticos já mais do que presentes no álbum de retratos de muitos brasileiros. A cidade é pulsante dia e noite. Sua efervescência cultural é representada pelas centenas de salas de teatro, de cinema, casas de tango e de milongas, bares e restaurantes cheios a noite toda.

Para os brasileiros, não há como não ver um show de tango, acompanhado de jantar, programa, em geral, já incluso nos pacotes. Entre os mais conhecidos estão o Señor Tango, El Querandí, El Viejo Almacén e Esquina Carlos Gardel e Sabor a Tango.

Vale assistir aos tradicionais shows de tango for export, mas quem prefere conhecer onde os próprios argentinos vão para escutar, dançar e sentir o ritmo nacional precisa se dirigir a uma milonga. Como o Café Tortoni, Confiteria Ideal; La Viruta Tango. Parakultural Salão Canning e muitos outros. No La Viruta, por exemplo, é possível ver jovens casais dançando, o que prova a redescoberta da música portenha pelas novas gerações. Alguns também oferecem aulas. Se quiser dançar sem nunca ter treinado, cuidado, os tangueiros tradicionais não gostam muito que forasteiros se aventurem no ritmo sem noção alguma. É uma atentado às tradições.

Para os amantes de golfe e tênis
Leandro Laranjeira - Enviado a Buenos Aires

O município de Pilar, considerado o centro industrial da Argentina, destaca-se por ser um dos principais refúgios dos argentinos para aproveitar seu tempo livre. É nesta cidade, a 50km de Buenos Aires, que está a maior concentração de campos de golfe e countries da Argentina. Aficionados em tênis também têm espaço garantido na cidade. Isso porque é em Pilar que está situada uma das melhores áreas para a prática do esporte, o Pilará Tenis Club. Alguns dos maiores jogadores do país utilizam o clube – que consumiu US$ 3,5 milhões de investimento e tem a ex-jogadora Gabriela Sabatini como uma das sócias – para treinar. SAN VICENTE Ao contrário do que ocorre no Brasil, o esporte é bastante acessível e não pára de crescer. Entre as regiões que oferecem as melhores estruturas para a prática, destaque para o San Eliseo Golf and Country Club. Localizado no município de San Vicente (rota para golfistas menos conhecida do que Pilar, por exemplo), o San Eliseo possui seguramente um dos três melhores campos profissionais de golfe do país. Algumas aulas são acompanhadas de perto por Roberto de Vicenzo, um dos ícones argentinos no esporte. Mas há, também, a possibilidade de o turista arriscar tacadas sem sair de Buenos Aires. Na capital há uma imensa oferta de cursos e campos para a prática, entre as quais se destacam o Costa Salguero Golf Center (maior centro de treinamento de golfe do país) e o Jockey Club de San Isidro.

Por fora da capital
Leandro Laranjeira - Enviado a Buenos Aires

Conhecer os pontos turísticos de Buenos Aires é bom e necessário, mas os arredores da capital argentina têm muitos outros atrativos, ainda pouco conhecidos pelo grande público. Entre as rotas alternativas oferecidas pelos nossos hermanos estão os belos e confortáveis countries – localizados em municípios vizinhos a Buenos Aires (como Pilar e Escobar). São empreendimentos de alto padrão, equipados com piscina, churrasqueira, lareira e segurança 24 horas. É uma verdadeira combinação de condomínios de casas e clube de campo em um mesmo espaço, onde o turista tem à disposição belas paisagens e gastronomia de primeira linha. Essa combinação oferece um diferencial frente a outros destinos mais conhecidos na Argentina. Possibilita ao turista o aprendizado – ou mesmo o aperfeiçoamento – de esportes considerados de elite no Brasil, porém tradicionais na Argentina, como o golfe e o tênis. LOCALIDADES Os municípios de Belén de Escobar e Pilar são desenvolvidos economicamente e tiveram seu crescimento populacional em decorrência da proliferação dos countries. No início, estas regiões – a menos de 30 minutos de Buenos Aires – eram o refúgio de argentinos em busca de tranqüilidade nos finais de semana ou mesmo durante as férias. Com o passar do tempo, tranformaram-se em importantes centros esportivos e lugares de residência permanente, pelo rápido acesso à Capital. FLOR Belén de Escobar está localizada a 59km do centro de Buenos Aires. É conhecida como a Capital Nacional da Flor por conta do cultivo de várias espécies, principal atividade econômica dos habitantes. É nesta região que, na década de 80, Jorge Luis Raff desenvolveu os Florais de Raff, tratamento que consiste em agir diretamente nas causas que geram desequilíbrio emocional e psicológico nas pessoas. Essa medicina vibracional, como é chamada, complementa a medicina tradicional no combate a doenças. Outro destino obrigatório em Escobar é o bioparque Temaikén, espécie de zoológico cujo objetivo é divulgar e facilitar o conhecimento relacionado à fauna e à flora. O jornalista viajou a convite de Cláudia Lopez Operadora de Turismo

Portenhas

Quem prefere gastar pouco dinheiro em bons e saborosos pratos escolheu o destino certo. Buenos Aires tem cerca de 3.500 restaurantes de todas as especialidades, para agradar a a qualquer tipo de paladar. Alguns deles estão no bonito e renovado Puerto Madero.

Mas a carne é, sem dúvida, o prato mais cobiçado pelos brasileiros, seja o saborosíssimo bife de chorizo (um grosso pedaço de carne muito macia) ou a típica milanesa (sim, eles usam no feminino) com fritas. Esta última combinação é para eles o que o arroz e feijão é para nós, ou seja, imprescindível em quase todas as casas argentinas. O detalhe é que o bife é muito fino e a casca de farinha não se solta da carne.

O cardápio das casas e restaurantes vai, porém, mais além. Ravióli com creme, empanadas de carne ou de presunto e queijo, choripan (pão com lingüiça), sanduíches de miga (três finas fatias de pão de fôrma com vários tipos de recheio a escolher) são algumas alternativas para um prato mais leve.

Guardar espaço no estômago para uma boa e farta refeição por dia é a melhor pedida. Se for à noite, não se preocupe com horários, o portenho é notívago e os restaurantes funcionam até de madrugada. Aliás, é mais comum ver uma casa cheia a partir das 22h ou 23h do que às 20h ou às 21h.

Experimentar a carne das parrillas, algo similar às nossas churrascarias, é muito bom. Outra pedida imperdível é provar os sorvetes da Freddo ou da Persicco. E, claro, renovar as energias num dos postos Havanna, que servem café e o delicioso alfajor, com um detalhe: bem mais em conta do que as franquias brasileiras.

Guia de viagem

Tanguerias


Señor Tango
Site: www.senortango.com.ar

El Viejo Almacén
Site: www.viejoalmacen.com

Esquina Carlos Gardel
Site: www.esquinacarlosgardel.com.ar

Sabor a Tango:
Site: www.saboratango.com.ar

El Querandí:
Site: www.querandi.com.ar

Milonga

Café Tortoni:
Site:
www.cafetortoni.com.ar

Confitería Ideal:
Site:
www.confiteriaideal.com.

La Viruta Tango:
Site:
www.lavirutatango.com.

Parakultural Salón Canning:
Site:
www.parakultural.com.ar

Restaurantes

Siga la Vaca: Endereço: Avenida Alicia Moreau de Justo, 1714, Puerto Madero. Cardápio completo (salada, carne, sobremesa e bebida), por preço único. Dependendo do dia, sai por 30 pesos. Site: www.sigalavaca.com

El Globo: Endereço: Hipólito Yrigoyen, 1.199

El Imparcial: Endereço: Hipólito Yrigoyen, 1.201

La Querencia: Esquina entre ruas Junín e Juncal, Recoleta.

Onde ir

Feira de San Telmo:
Endereço: Plaza Dorrego, San Telmo - Domingos, das 10 às 18h.

Caminito: Endereço: Ruas Lamadrid e Magallanes, La Boca

Basílica Nuestra Señora del Pilar Endereço: Rua Junín, 1.892, Recoleta

Plaza de Mayo e Avenida de Mayo. No final está o o prédio do Congresso Nacional.

Casa Rosada: Endereço: Rua Balcarce, 50. É a sede da Presidência da República.

Catedral Metropolitana: Endereço: Avenida Rivadavia e San Martín

Cabildo: Endereço: Hipólito Yrigoyen e Avenida de Mayo. Edifício foi o epiicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina.

Centro: A Avenida 9 de Julio, a Avenida Corrientes e o Obelisco, no cruzamento de ambas, representam o cartão-postal clássico do centro portenho. Teatro Colón: Endereço : Esquina das ruas Cerrito e Tucumán.

Puerto Madero: Depois de reformados, os armazéns do porto à beira do Rio de La Plata reúnem vários escritórios e restaurantes.

Museu Nacional de Belas Artes: Endereço: Avenida del Libertador, 1.473, Recoleta.

O moderno Palermo Soho
Leandro Laranjeira - Diário do Grande ABC

Para aqueles que preferem permanecer em Buenos Aires, há também outras opções de hospedagem além daquelas normalmente oferecidas pelas grandes operadoras de turismo, geralmente localizadas no centro da cidade.

Uma delas é o repaginado bairro de Palermo Soho. Situado a apenas 5 quilômetros do Centro portenho e próximo à Recoleta, Palermo Soho se destaca pelo requinte e paixão à arte, pelo ar de modernidade conquistado graças à recuperação de casas e de prédios antigos e, principalmente, pela agitada vida noturna.

O local é uma das divisões do bairro Palermo, considerado o pulmão de Buenos Aires por conta da grande quantidade de bosques e praças. As outras são Palermo Viejo e Palermo Hollywood (onde ficam os estúdios de televisão). Palermo Soho é uma alusão ao Soho original de Nova York devido à oferta de lojas de moda, design e grande quantidade de bares e restaurantes.

Durante o dia, o boêmio bairro lembra alguns trechos da Rua Oscar Freire, nos Jardins, em São Paulo, com suas largas e arborizadas ruas repletas de lojas. Já à noite, o local pode ser comparado à Vila Madalena e à Vila Olímpia, também na Capital paulista.

Boa época para compras

Com o real tão valorizado frente ao peso argentino (1 peso é igual aproximadamente R$ 0,55), é bom, antes de embarcar, deixar a mala bem leve, caso sua intenção seja comprar roupas, peças de couro, calçados, passando pelos deliciosos alfajores e doces de leite. Lembre-se, no entanto, de que as companhias aéreas aceitam apenas 23 kg de bagagem, divididos em até duas malas.

Desvendar a calle (rua) Florida é uma dos prazeres para quem tem na veia o sangue consumidor, que, além das várias lojas, é o endereço das Galerias Pacífico. A rua Santa Fé, o bairro Recoleta e os vários shoppings são também boas opções.

Há ainda outros locais não tão turísticos, mas com lojas que valem a pena, principalmente os outlets de marcas famosas. Muitos deles localizados na Avenida Córdoba, na altura do número 4.500. Na calle Murillo, perto da Scalabrini Ortiz, há várias lojas de fábrica de roupas de couro.

Confecções nacionais de roupas femininas, como a Ver e a Orix, apresentam peças bonitas a preços acessíveis, ainda mais que, para nós, o custo é 45% menor. Vale a pena, e as brasileiras e brasileiros sabem disso. É comum, em algumas lojas, não ver um cliente argentino sequer, apenas nossos conterrâneos falando em bom e audível português.

Mas sempre é bom ficar atento. O país passou por uma severa crise econômica, com auge em 2001. Apesar de estar se recuperando, o que inclusive motivou a eleição de Cristina Kirchner, mulher do atual presidente Nestor Kirchner, o país tem marcas da devastação econômica que viveu. Por isso, preste atenção a seus pertences, como bolsas, passaportes e carteiras.

Por Rosângela Espinossi - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6402 dias no ar.