NOTÍCIA ANTERIOR
Segurança pública será discutida com crianças, pais e professores e comunidade, nas escolas de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estudantes bebem água no banheiro em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/11/2011 | Cidade
Defesa Civil realiza treinamento para 40 novos agentes no Morro do Macuco, no Jardim Zaíra
Defesa Civil realiza treinamento para 40 novos agentes no Morro do Macuco, no Jardim Zaíra A equipe percorreu o morro do Macuco e conversou com a comunidade. Foto: Evandro Oliveira/PM
A equipe percorreu o morro do Macuco e conversou com a comunidade. Foto: Evandro Oliveira/PM
Objetivo é convidar a comunidade para propor políticas e ações ambientais para a cidade

Atravessar inúmeras vielas, pontes e escadas, analisar as condições estruturais das moradias e conversar com moradores. Essa foi a primeira tarefa do grupo de 40 novos voluntários em formação pela Secretaria de Segurança Pública, que vão integrar o Núcleo de Defesa Civil do Jardim Zaíra, em Mauá, realizada na tarde de quinta-feira (24), no Morro do Macuco. Eles foram orientados pelo subtenente Fernando César, professor da Escola Superior do Corpo de Bombeiros e que foi instrutor do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santo André e região de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A atividade em campo, que será realizada outras vezes até o final do curso, é reforçada por aulas teóricas, realizadas na sede da Secretaria de Segurança Pública.

O grupo, formado por munícipes, voluntários e guardas civis municipais, está se preparando para atuar no período de chuvas na cidade. Para isso, “é preciso conhecer as situações, identificar os locais de risco, saber usar a linguagem técnica, mas também saber se comunicar adequadamente com os moradores, além de dominar os procedimentos de primeiros socorros, inclusive para transporte das vítimas”, disse César.

O subtenente explicou que as pessoas são bastante resistentes num primeiro momento. "Mas, quando explicamos o que estamos fazendo aqui e os problemas que identificamos na moradia, elas facilitam a conversa e até mostram o imóvel.” Foi o que aconteceu com Gilberto da Cruz, de 49 anos, o morador da rua Maria Dominiquini, depois de conversar com os voluntários. A casa dele está na parte de baixo de um vale de mais de 30 metros de profundidade, ao lado do córrego em que a população joga lixo.

"Toda a área apresenta taludes naturais no território e também cortes feitos pelos habitantes para construir sua casa, o que favorece a ocorrência de deslizamentos de terra quando há excesso de chuvas", observou o secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz. Instalações irregulares para escoamento de água de uso doméstico também favorecem a infiltração no terreno, observadas pela equipe durante a vistoria.

“Gostei muito desta experiência. Ainda não tinha tido esse olhar técnico sobre a forma como eles constroem a casa. Às vezes, a gente fala sobre os riscos, mas eles insistem em não acreditar que o imóvel vai cair”, considerou a voluntária e guarda municipal Suzane Andrezzo.

A atividade integra uma série de ações da Prefeitura de prevenção e preparação ao atendimento à comunidade no período de chuvas intensas no município. Entre elas estão a Operação Limpa Rio, iniciada em agosto, que começou pelo Córrego Corumbé e o Rio Tamanduateí, de onde foram retiradas mais de 600 toneladas de areia, terra, restos de móveis e eletrodomésticos, carcaças de automóveis entre outros.

A Prefeitura de Mauá concluiu, também, uma série de obras de drenagem, contenção e ações sociais. Foram feitas, entre outras ações em diversas áreas de risco, mais de 200 demolições desde dezembro, de ocupações novas e interditadas. Notificações da Defesa Civil foram cerca de mil. Foram interditadas 700 moradias, entre parciais, temporárias (onde os riscos podem ser minimizados ou mitigados) e totais. A região do Morro do Macuco faz parte do Loteamento Chafic, uma área particular de 1km², no Jardim Zaíra, e, desde outubro conta com uma nova Unidade de Saúde da Família, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Ações Socioeducativas (CASE), no Morro do Macuco. Em 2011, o município conseguiu recursos da União para os projetos de mapeamento das áreas de risco e de elaboração para urbanizar o loteamento Chafik e Macuco.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.