NOTÍCIA ANTERIOR
Acidente com carreta bloqueia totalmente Avenida Jacu-Pêssego
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá plano de arborização urbana
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/10/2013 | Cidade
Defesa Civil inicia ciclo de palestras de prevenção em Mauá
Conhecimento sobre medidas de proteção em caso de excesso de chuvas colabora na preservação de vidas

Moradores do Macuco participaram, nesta quinta-feira (03/10), no auditório do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), de um curso promovido pela Coordenadoria de Defesa Civil sobre identificação de situações de risco, medidas de proteção e políticas públicas preventivas. Curso será repetido nesta sexta-feira (04/10), no CRAS do Jardim Zaíra, à avenida Castelo Branco, 2.982, a partir das 14h30.

O coordenador, Sergio Moraes, abriu a palestra apresentando um vídeo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que detalha as condições de diversas áreas de risco da cidade, explica as formas de identificação dos quatro níveis de risco e orienta sobre as melhores atitudes para prevenir situações de perigo.

Moraes explicou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pela equipe da Defesa Civil, sobre os diversos treinamentos que foram realizados, compra de equipamentos, sobre as operações de fiscalização e vistoria e o permanente monitoramento das áreas de risco da cidade.

“Mauá é o primeiro município do ABC paulista a ter o cartão de Defesa Civil, no valor de R$ 19 milhões, a ser usado em caso de emergência ou calamidade. Além disso, a cidade conta com R$ 48 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento para obras de contenção e drenagem, mas a população também tem que fazer a parte dela”, informou o coordenador.

Atualmente, a Defesa Civil de Mauá conta com 17 agentes, além de guardas municipais e voluntários aptos a atuar nas situações de emergência. A cidade conta com um sistema de monitoramento meteorológico que utiliza quatro mecanismos diferentes de alerta de mudanças no clima e reduziu o índice de alerta de acumulado de chuva de 100 ml, adotado no Estado, para 50 ml. Isto significa que quando o limite de chuva chegar a este índice, o trânsito será reorientado e os habitantes de determinadas áreas de risco serão alertados. “Ninguém vai ficar em casa quando houver risco à preservação da vida. Quando a Defesa Civil disser para sair, tem que sair, daremos toda a assistência”, garantiu Moraes.

A tecnologia também colabora para a prevenção, com quatro pluviômetros instalados nas localidades Zaíra, Itaussu e nas escolas Paulo Freire e Neuma Maria, além de outros 11 sendo instalados, que foram enviados pelo governo federal. Moraes falou ainda da inauguração da nova sede da coordenadoria, prevista para o final de outubro, no Jardim Zaíra, e compra de mais equipamentos, viaturas e insumos.

Cerca de 30 moradores do bairro presentes à palestra também assistiram à palestra sobre cuidados com a utilização do botijão de gás.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.