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DATA DA PUBLICAÇÃO 11/07/2016 | Veículos
Defeito em airbag é causa de metade dos recalls no Brasil desde 2015
Falha no dispositivo de segurança causou recall de quase 2 milhões de veículos de janeiro de 2015 a junho de 2016, segundo o Procon-SP.

De janeiro de 2015 até o final de junho deste ano, cerca de 3,7 milhões de veículos foram chamados para recall no Brasil, segundo o Procon-SP. A principal causa de defeitos no período é o airbag, que somou 1.956.045 unidades, ou 53% do total.

O dispositivo de segurança é responsável por salvar muitas vidas, mas uma falha nos modelos feitos pela empresa japonesa Takata provocou o maior recall da história no mundo inteiro, que afeta milhões de unidades, inclusive no Brasil.

Até o mês passado, 14 mortes foram associadas a esse defeito, sendo 12 nos EUA e 2 na Malásia. A falha faz com que partes metálicas do equipamento trinquem e sejam arremessadas contra os ocupantes do veículo no momento em que o airbag abre de forma violenta.

2016
De janeiro a junho deste ano, as montadoras anunciararam 53 campanhas de recall, somando um total de 877.926 veículos, o que representa uma queda de 19% em relação ao ano passado, que superou a marca de 1 milhão de unidades convocadas no primeiro semestre.

Dos 877 mil chamados para o conserto gratuito, 567.307 tinham problemas com airbags, ou cerca de 64% do total. Nem todos os problemas com airbag estão relacionados aos "airbags mortais" da Takata.

Veja nos links abaixo o ano de fabricação de cada modelo envolvido no Brasil. Os recalls começaram em 2013, mas alguns foram ampliados em 2014 e em 2015. Não há prazo para comparecer: a qualquer tempo a montadora é obrigada a verificar e sanar eventual defeito apontado em recall.

Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.

Um levantamento feito pelo G1 mostrou que mais da metade dos 2,82 milhões de veículos envolvidos em recall no ano passado não atenderam ao chamado até março de 2016.

Por G1, em São Paulo
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