NOTÍCIA ANTERIOR
Técnica de previsão do tempo pode ajudar a rastrear gripe, aponta estudo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Funcionários da FUABC participam da maratona ''Mexa-se 2012''
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/11/2012 | Saúde e Ciência
Debate encerra disciplina eletiva de Humanização
O auditório do Instituto de Hebiatria da FMABC foi palco em 28 de novembro da última aula da disciplina eletiva de Humanização da Área da Saúde. Os alunos do 2º ano de Medicina apresentaram monografias de conclusão, cujo tema central foi “Significado da Humanização em Medicina”. O encerramento das atividades de 2012 também contou com debate entre os acadêmicos e o coordenador da cadeira, Dr. Drauzio Viegas.

Desde 2011 o tema ganhou espaço fixo na Fundação do ABC, que implantou programa de humanização abrangente às unidades parceiras – entre as quais a Faculdade de Medicina do ABC. O projeto surgiu a partir de convite ao especialista no tema, Dr. Drauzio Viegas, que acompanhado do assessor Paulo Eduardo Viegas, formatou consultoria na área e passou a prestar assistência às mantidas e mantenedora, em iniciativa que também engloba a coordenação dos comitês hospitalares de bioética.

O trabalho teve início com treinamentos nos hospitais, com objetivo de disseminar e tornar a humanização marca no atendimento do grupo FUABC. A iniciativa cresceu e a partir deste ano a temática deu origem à disciplina eletiva na FMABC. “A medicina começou com pouco conhecimento e atingiu nível altíssimo. Agora é o momento de parar e refletir. Temos que formar novos profissionais e atualizar conhecimentos para a realidade atual. É fundamental que nos tornemos pessoas novas, profissionais novos. E, acima de tudo, com sensibilidade”, considera Dr. Drauzio Viegas, que acrescenta: “Procuramos criar ambiente informal, para que os alunos se sintam à vontade para participar e trocar experiências. Cada um deve entender a humanização e disseminá-la. Atuar com sensibilidade, ouvir, procurar entender as necessidades e então ajudar o próximo”.

Segundo o coordenador da disciplina eletiva, hoje os constantes avanços da medicina e a ampla gama de recursos tecnológicos têm substituído o lado humano do ouvir, do compreender. “É importante e necessário estudar e se atualizar para buscar a excelência, mas nada pode tomar o lugar da atenção e do carinho ao paciente”, completa Dr. Drauzio Viegas, docente da Faculdade de Medicina do ABC desde 1974 e que deixou o cargo de professor Titular de Pediatria em 2011, assumindo função de consultor em humanização para a rede Fundação do ABC.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.