NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá disputa Jogos Regionais com mais de 200 atletas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festa Junina atrai mais de 40 mil pessoas ao Paço Municipal de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/06/2014 | Cidade
Debate da erradicação do Trabalho Infantil em Mauá
Debate da erradicação do Trabalho Infantil em Mauá Também foram abordados temas como o funcionamento da Fundação Casa e a diminuição da maioridade penal. Crédito: Roberto Mourão
Também foram abordados temas como o funcionamento da Fundação Casa e a diminuição da maioridade penal. Crédito: Roberto Mourão
Seminário no Teatro Municipal da cidade abordou a questão com especialistas da área

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Cidadania e Ação Social, promoveu nesta segunda-feira (16), no Teatro Municipal, o seminário Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, e discutiu ações e políticas para a erradicação do trabalho infantil.

O encontro contou com a participação de Andréia Garbin, do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (CEREST) de São Bernardo do Campo, Aristeu Bertelli da Silva, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, e Heder Cláudio Augusto de Sousa, integrante da Equipe Estadual de Referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

“Nossa proposta é articular não só a rede de assistência social, como toda a sociedade, em torno desse tema tão importante que é a erradicação do trabalho infantil. Estamos chamando os cidadãos para discutir a questão e a melhor forma de atingi-la”, comentou Sandra Souza, da Secretaria de Cidadania e Ação Social.

Durante o seminário os palestrantes apresentaram pontos de vista complementares sobre o tema: enquanto Andréia Garbin falou da questão com ênfase na área da saúde do trabalhador, Aristeu abordou a legislação que disciplina e proíbe o trabalho infantil no país e no mundo. Já Heder expôs detalhes práticos da implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) nos municípios.

Após a exposição dos convidados foi iniciado o debate com a participação da plateia, abordando, além de questões específicas sobre o tema, o funcionamento da Fundação Casa e a diminuição da maioridade penal.

A legislação no Brasil, ao longo dos últimos anos do século vinte e na última década, tem fixado uma série de normas sobre o trabalho infantil no país. Atualmente, o trabalho é proibido até os 16 anos de idade, com exceção do trabalho de aprendizes, aceito dos 14 aos 16 anos mediante a observância de várias regras de controle.

“Esperamos que debates como esse possam contribuir para avançarmos em um tema tão importante quanto urgente, que é o combate à exploração do trabalho infantil”, observou Edilson de Paula, secretário municipal de Governo.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.