NOTÍCIA ANTERIOR
Glasgow: das sombras ao design
PRÓXIMA NOTÍCIA
100 anos de Hostelling
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/09/2009 | Turismo
De volta à terra dos Kilts
A luz que brilha em teu olhar a certeza me deu de que ninguém pode afastar o meu coração do teu. No céu, na terra, onde for, viverá o nosso amor. Os versos do escocês Robert Burns que tanto embalaram serenatas, formaturas e festas de Réveillon na versão tupiniquim A "Valsa da Despedida" (Auld Lang Syne), de Alberto Ribeiro e Braguinha, bem que poderia servir de tema para o Homecoming Scotland 2009, série de eventos que serão promovidos até 30 de novembro, na Escócia, com o intuito de atrair escoceses que vivem em outras nações, descendentes e turistas que admiram a cultura da terra do uísque, dos kilts e das gaitas de foles. Afinal, a campanha tem como mote a celebração dos 250 anos de nascimento do próprio Burns.

Mas a música escolhida para a propaganda veiculada nas TVs, Caledonia, também tem lá os seus méritos. A canção do folclore moderno escocês, escrita por Dougie MacLean em 1979, fala de uma pessoa que sente saudades de sua terra natal, bem no espírito do Homecoming.

Para fazer coro à campanha, celebridades escocesas do quilate de Brian Cox, Chris Hoy, Amy MacDonald, Lulu, Kelly Brown e Thom Evans, além do próprio MacLean e do eterno James Bond Sean Connery - novo garoto-propaganda da Louis Vuitton e que não mora na Escócia há quase 50 anos - aparecem no comercial convidando o turista a visitar a Escócia neste ano ao som de Caledonia. Como pano de fundo, alguns dos mais emblemáticos cartões-postais do país, a exemplo do Castelo de Edimburgo e do Centro de Ciências de Glasgow.

Iniciada em janeiro, a programação abrange mais de 100 eventos em todo o país, com direito a espetáculos de dança, campeonatos de golfe, comidas típicas, competições de clãs e festivais de música regados a doses e mais doses do autêntico uísque escocês.

Neste mês, o calendário cultural brinda o visitante com as paradas militares e curiosas tradições medievais do Military Tattoo e com as apresentações de música clássica, teatro e dança do renomado Festival Internacional de Edimburgo.

Na sequência, o Blas Festival revela os sabores inebriantes da cidade de Inverness em setembro e a música de MacLean dita o tom do Perthshire Amber em outubro.

O Homecoming encerra no dia 30 de novembro com o Dia de St. Andrews, o padroeiro da Escócia.

Ícones - Seja qual for o evento, não faltarão escoceses embriagados de uísque tocando gaita de foles ou participando de disputas de clãs trajados com kilts, saiote estampado usado pelos homens - sem nada por baixo - sob o pretexto de resgatar tradições ancestrais, embora ninguém usasse a vestimenta antes do século 19.

Para os descendentes que pretendem aproveitar o Homecoming para visitar o país e saber mais sobre os ancestrais escoceses, o governo criou o Scotland People Centre (www.scotlandspeoplehub.gov.uk), recurso que permite imprimir cópias de certidões de nascimento, óbito e casamento, além de levantar informações de censos, testamentos e milhões de outros documentos históricos de família nos últimos 500 anos.

A expectativa é que a campanha alavanque o turismo mesmo em tempos de crise econômica e gripe suína. Meta que, se dependesse exclusivamente do Brasil, seria facilmente atingida.

Em 2008, a Grã-Bretanha registrou a entrada de 179 mil brasileiros, o que representa um aumento de 36% em comparação com o ano anterior. E a média de crescimento anual foi de 20% nos últimos cinco anos, graças à desvalorização da libra esterlina em relação ao real. Cotada a R$ 5,91 em 2002, a moeda britânica pode ser comprada hoje por R$ 3,05.

E em fevereiro o governo britânico anunciou oficialmente que não irá mais exigir visto de entrada para brasileiros. Uma facilidade e tanto para convencer o viajante verde-amarelo a conferir in loco os eventos do Homecoming. Difícil é cantar a Valsa da Despedida novamente depois de conhecer todos os encantos da terra do uísque.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.