NOTÍCIA ANTERIOR
Aneel fixará valores de aluguel de poste para internet
PRÓXIMA NOTÍCIA
Windows 7 é rejeitado por 60% das empresas, diz pesquisa
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/07/2009 | Tecnologia
De olho no mercado de netbooks, Google lança sistema operacional
A direção mundial do Google surpreendeu e anunciou nesta quarta-feira que irá competir de vez com a Microsoft. A companhia informou que planeja lançar até o final do ano que vem o sistema operacional Chrome OS. Antes disso, já em 2009, o aplicativo deverá estar disponível para os desenvolvedores.

Segundo a companhia, o novo programa será mais leve do que os já existentes no mercado internacional. Dessa forma, o Google define como o seu foco de ação o segmento de netbooks, computadores com menos recursos, mas que são mais baratos e com frequência utilizados para o acesso à internet.

"Estamos focando nos netbooks. Às vezes não vale a pena pagar US$ 2 mil ou US$ 3 mil por um computador para utilizar apenas a internet", afirmou o diretor de comunicação da Google no Brasil, Felix Ximeses.

Ainda de acordo com Ximenes, o Chrome OS deverá chegar também aos tradicionais notebooks e desktops, já que o sistema operacional da companhia poderá ser adaptado para computadores mais robustos. O Google ainda não definiu qual será a configuração mínima necessária para o funcionamento do programa.

O Chrome OS será gratuito, terá código livre e os usuários poderão fazer alterações conforme as suas preferências. A empresa também não espera sofrer com uma espécie de ''choque cultural'' causado pela mudança de sistema. "O programa deverá ter uma interface parecida com a da web", revela Ximenes.

Competição - Mesmo entrando num terreno amplamente dominado pela Microsoft, o diretor de comunicação da Google no Brasil garantiu, como sempre, que a companhia não tem a intenção de bater de frente com o conglomerado comandando por Steve Ballmer. "O nosso foco principal é o consumidor", declarou Ximenes.

Apesar da dianteira folgada, a Microsoft perdeu muitos clientes por conta do Vista, sistema considerado trabalhoso e lento. Para tentar reverter a queda, a companhia já anunciou o início das vendas do Windows 7 para outubro deste ano.

Distribuição - A distribuição do Chrome OS será semelhante ao que já é realizado com o Android, utilizado em celulares. O Google irá produzir o sistema e distribuirá para fabricantes, que vendarão o sistema já embarcado nas máquinas.

Por Luiz Guilherme Gerbelli - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.