NOTÍCIA ANTERIOR
Novas pistas estimulam a criatividade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Renault lança Clio Campus
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/04/2008 | Veículos
De olho no catalisador
De uns tempos para cá, muito tem se comentado e debatido sobre a chamada ‘Onda Verde’ – esforço conjunto de governos, sociedades e montadoras em busca da produção de veículos cada vez menos poluentes e prejudiciais ao meio ambiente. Desde então, as palavras híbrido, etanol, elétrico, bicombustível, energia alternativa, íons de lítio, hidrogênio, entre outras, tornaram-se comuns no dia-a-dia do setor automotivo.

No entanto, o primeiro passo rumo aos carros ecologicamente corretos foi dado há alguns anos, com o surgimento do chamado conversor catalítico, mais conhecido como catalisador. Sua função? Transformar, e não filtrar, os gases nocivos expelidos pelo motor em gases inofensivos ao homem e ao ambiente.

Na mesma proporção que o catalisador é importante para a saúde de todos, ele é negligenciado pelos proprietários de veículos. Quem um dia imaginou que a perda de potência do carro tivesse alguma relação com uma peça em péssimo estado de funcionamento?

Segundo Valdecir Rebelatto, gerente de engenharia e qualidade da Mastra, diversos cuidados são necessários para preservar a saúde. “Dentro do possível, utilize sempre combustível de qualidade e boa procedência”, alerta o especialista, lembrando que a queima do combustível adulterado gera resíduos que acabam por obstruir o componente.

Outro conselho importante é não fazer o carro pegar no tranco. “Feito a partir de um suporte de cerâmica resistente a altas temperaturas, a peça pode derreter quando o carro pega no tranco, pois parte da gasolina não sofre a queima no motor, mas no catalisador, derretendo o material e inutilizando o equipamento”, explica Rebelatto.

Buracos e lombadas - Cuidado ao passar por lombadas e buracos, além de atenção redobrada com a possibilidade de o veículo estar queimando óleo, são fundamentais para dar sobrevida ao componente.

De acordo com a lei, todo carro deve sair de fábrica com catalisador e sua durabilidade deve ser, obrigatoriamente, de 80 mil quilômetros. Porém, devido a diversos fatores – como alguns mencionados anteriormente –, pode ser necessário antecipar a troca do equipamento.

É importante ficar atento na hora de substituir a peça. Existe uma diferença de catalisador para carro a gasolina e bicombustível. “A legislação para a queima de álcool é mais exigente”, revela o especialista da Mastra. “Se utilizar um catalisador para carro a gasolina em um flex, a fiscalização pode aplicar multa.”

Componente tira potência?

Alguns motoristas, preocupados com um melhor desempenho do carro, acreditam que a retirada do catalisador pode resultar em um ganho de potência. De acordo com Valdecir Rebelatto, gerente de engenharia e qualidade da Mastra, essa teoria não passa de um mito. Hoje esses componentes trabalham de acordo com a calibração do motor.

No entanto, no início da era do catalisador, essa história tinha um fundo de verdade. “Os carros com motor de 1 litro realmente ganhavam mais potência sem o equipamento. Isso porque quase todas as montadoras foram pegas desprevenidas e não desenvolveram um motor ideal para a utilização da peça.”

Entretanto, o especialista lembra que o motorista que dirige um veículo sem catalisador desrespeita uma das leis do meio ambiente do Código de Trânsito Brasileiro.

Dicas - Para manter sempre em perfeito estado de funcionamento o catalisador do seu automóvel, Rebelatto dá algumas sugestões.

“A cada 20 mil quilômetros, deve-se levar o carro a um centro automotivo para averiguar o funcionamento do componente. Hoje é possível, a partir da utilização de um termômetro infravermelho, ver se o equipamento está em perfeito estado de funcionamento.”

Outra dica interessante do especialista é desconfiar do preço do catalisador. “Caso o equipamento custe menos de R$ 180, não é de boa procedência.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.