NOTÍCIA ANTERIOR
David Bowie morre aos 69 anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Assista shows dos Rolling Stones no Camarote do Morumbi
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/01/2016 | Cultura
David Bowie morreu de câncer no fígado, diz rádio
Diretor de teatro Ivo van Hove fez declaração à NPO Radio 4, da Holanda.

Ele trabalhou com cantor no musical 'Lazarus'; Bowie morreu no domingo.


O diretor de teatro belga Ivo van Hove, que trabalhou com David Bowie recentemente no musical "Lazarus", afirmou neste segunda-feira (11) em entrevista a uma rádio holandesa que o cantor tinha câncer de fígado. Um dos artistas mais influentes da música do rock e do pop em todos os tempos, o cantor britânico morreu neste domingo (10) aos 69 anos. O comunicado oficial não especificou o tipo de câncer que afetava o artista.

"É terrível, vivo há muito tempo sabendo que isso iria acontecer", declarou Van Hove à NPO Radio 4, que faz parte do grupo NPO, rede de canais de TV e rádio pública da Holanda. "Algumas semanas atrás, eu estava ao lado dele no palco durante a estreia de 'Larazus' [em Nova York]. Quando entrei no carro, sabia que poderia ser a última vez que o via."

O diretor comentou que era uma das poucas pessoas que sabiam da doença de David Bowie: "Ele me disse mais de um ano e três meses atrás que tinha câncer no fígado, logo depois de ele mesmo ter ficado sabendo".

O anúncio oficial da morte de David Bowie citava que o artista tinha câncer, mas não dizia qual era o órgão afetado pela doença. "David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses com câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda, nós pedimos que respeitem a privacidade da família durante o seu tempo de luto", diz texto publicado no Facebook.

Bowie vinha se mantendo longe dos holofotes desde que passou por uma cirurgia cardíaca da emergência em 2004. Sua última performance ao vivo foi em um show de caridade em Nova York em 2006.

Ele comemorou seu aniversário de 69 anos no dia 8 de janeiro com o lançamento do álbum "Blackstar", o 25º e o mais recente trabalho de uma longa carreira. O disco tem recebido críticas positivas.

Uma das faixas chama-se justamente "Lazarus", mesmo nome do musical que estreou em dezembro no circuito off-Broadway. Bowie escreveu a peça ao lado do dramaturgo Enda Walsh. A história adapta o filme "O homem que caiu na Terra" (1976), de Nicolas Roeg, inspirado no livro de ficção científica de mesmo nome escrito por Walter Trevis.

Carreira
David Robert Jones nasceu no bairro londrino de Brixton e começou a tocar saxofone aos 13 anos. Abandonou a escola na adolescência e saltou à fama em 1969 com "Space Oddity", uma mítica balada sobre a história de Major Tom, um astronauta que se perde no espaço.

Em 1972, lançou "The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars". Esse venerado disco, no qual relata a inverossímil história do personagem Ziggy Stardust, um extraterrestre bissexual e andrógino que virou estrela do rock, mostrou duas das obsessões do cantor: o teatro japonês kabuki e a ficção científica.

Entre seus maiores sucessos estão "Let's Dance", "Space Oddity", "Heroes", "Under Pressure", "Rebel, Rebel", "Life on Mars" e "Suffragette City".

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.