NOTÍCIA ANTERIOR
Brasileiro vai comprar menos nesse Natal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Comércio contrata 9 mil temporários para o Natal
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/09/2011 | Economia
Data de instalação do ponto eletrônico é prorrogada
As empresas que fizeram a opção pelo ponto eletrônico para controle da jornada de trabalho terão mais 30 dias para se adaptarem ao novo sistema. A exigência que entraria em vigor na quinta-feira (01/08) já havia sido adiada outras duas vezes pelo governo. Entidades do ABCD não concordam com a obrigatoriedade do novo equipamento.

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), as empresas com mais de dez funcionários devem fazer registro de ponto de forma manual, mecânica ou eletrônica. Contudo, se o meio eletrônico for adotado, deverá ser instalado o REP (Registrador Eletrônico de Ponto) que emite comprovante da marcação a cada registro efetuado.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre disse que considera esse aparelho impraticável em muitos setores. “Ele foi criado para proteger o trabalhador de alguns segmentos que não pagam horas extras e burlam o marcador, mas, isso não é a realidade da maioria das empresas. Este equipamento emite um comprovante, e em uma empresa de grande porte isso seria um caos no tempo de espera”, argumentou.

Luis Antonio Sampaio Cruz, superintendente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), concorda com a opinião do sindicalista. “Essa determinação foi criada para resolver problemas abusivos de alguns setores. Acreditamos que o governo deveria implantar apenas nas áreas que apresentam este problema, até como experiência. O comércio é apontado como um desses setores, mas não em Santo André, que tem um setor organizado e sério”, afirmou.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.