NOTÍCIA ANTERIOR
Verba estadual será usada em vestiário em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Procurado por roubo é preso em Mauá após novo assalto
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/10/2007 | Cidade
Damo autoriza rodeios e touradas em Mauá
Mauá voltará a sediar rodeios e ainda ganhará outra atração: as touradas. Terça-feira, a Câmara aprovou projeto de lei do Executivo que autoriza a realização desses eventos na cidade. A proposta foi encaminhada pelo prefeito Leonel Damo (PV) em regime de urgência, poucos minutos antes do início da sessão.

Na justificativa enviada ao Legislativo, o prefeito reconhece que o tema é polêmico, mas diz que há vários interessados em promover festas do gênero. O secretário de Governo da Prefeitura, Antônio Carlos de Lima (PP), disse que um rodeio está programado para novembro na cidade, o que teria motivado o envio do projeto.

No ano passado - O curioso é que em fevereiro de 2006 – já sob a gestão de Damo – o Legislativo aprovou projeto do vereador José Luiz Cassimiro (PT) proibindo rodeios no município. A então vereadora e hoje deputada estadual Vanessa Damo (PV) votou com o petista.

Em abril daquele ano, o prefeito vetou o projeto, mas a Câmara derrubou o veto, também com o voto da filha de Damo. Na alegação, ela se mostrou preocupada com os possíveis maus-tratos com os animais. Mesmo assim, amparado por uma liminar, Damo chegou a realizar um rodeio na cidade.

Cassimiro criticou o que chamou de incoerência do PV. “O prefeito é muito contraditório, já que pertence a um partido que defende a natureza e o meio-ambiente. Não dá para fazer rodeios e touradas sem associar a maus-tratos. É uma coisa grotesca”, disse o petista. “A Vanessa e o Leonel Damo realmente não falam a mesma língua.”

O presidente da Câmara, Alberto Betão Pereira Justino (PSB), aprovou a iniciativa de Damo. “A população de Mauá gosta de festa. Além disso, o projeto do prefeito veta qualquer ato cruel com os animais.”

O vereador e pré-candidato a prefeito Diniz Lopes (PSDB) – que em 2005, quando comandou interinamente a Prefeitura, realizou um rodeio – disse que vai cobrar da Prefeitura explicações sobre o local. “Quero a garantia de que não será usado dinheiro público no evento.” Mesmo assim, Diniz votou a favor. Apenas os três vereadores petistas foram contrários ao projeto.

A secretária de Saúde, Sandra Regina Vieira (PV), garante que fiscalizará o tratamento dos animais. “Se houver algum problema, poderemos vetar o rodeio.” No entanto, o projeto não especifica como será a fiscalização. Procurada, Vanessa não respondeu ao Diário. Damo também não foi localizado após a votação.

Diadema tem lei, mas não realiza festa
Leandro Baldini - Diário do Grande ABC

Nem mesmo a criação de uma lei, em 2000, em Diadema, conseguiu viabilizar a festa de rodeio na cidade.

O evento ocorreu somente uma vez, na região de Piraporinha, no ano em que a lei foi sancionada pelo então prefeito Gilson Menezes (PSC).

Por muitas vezes o tema foi rejeitado na cidade, afirma o autor da matéria que permite a realização de rodeios, o vereador Laércio Soares (PCB). “Realmente é lamentável. Pois mesmo prevendo a proibição de maus-tratos aos animais, associações, ONGs e demais entidades fazem uma pressão muito grande, e a Prefeitura não dá o respaldo para que a festa ocorra”, afirma.

Segundo Soares, a realização da festa, em 2000, foi um sucesso de público. “A cidade passava por um momento crítico, por conta da criminalidade. Conseguimos lotar o evento e foi um grande sucesso. Ainda vou lutar para que ocorra um novo rodeio”, diz.

A última discussão sobre o tema na Câmara ocorreu no fim de 2005, quando uma audiência pública foi realizada. Na ocasião, a maioria do Parlamento foi contra a realização da festa. Um dos defensores da proibição é João Merenda (PV). “Eu acredito que o rodeio é ruim para os animais. Antes de ir para a arena, eles são torturados. Continuo sendo contra.”

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.