NOTÍCIA ANTERIOR
Público lota passarela do samba em São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polícia resgata grupo perdido em Paranapiacaba
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/03/2014 | Setecidades
Daee já iniciou limpeza em 14 piscinões da região
Daee já iniciou limpeza em 14 piscinões da região Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Às vésperas do fim do verão, o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) já iniciou a limpeza de 14 dos 19 piscinões do Grande ABC, o equivalente a cerca de 70% do total de reservatórios da região. O serviço, iniciado na segunda semana de janeiro, é executado pela empresa DP Barros, contratada emergencialmente por R$ 3,8 milhões. Entre as principais atividades executadas estão roçada, manutenção de bombas e retirada de sedimentos e detritos.

A cidade cujos serviços estão mais avançados é São Bernardo. Nove dos dez tanques do município já contam com equipes para conservação. Desses, dois já tiveram os serviços de roçada concluídos. Sete deles terão de ter as bombas substituídas ou consertadas, já que o restante funciona pelo sistema de escoamento por gravidade. Nos locais com esse tipo de tecnologia, não há necessidade de equipamentos para fazer a sucção da água para fora do reservatório.

No piscinão da Praça dos Bombeiros, entre a Rua Tiradentes e a Avenida Rotary, a retirada da vegetação é feita por equipes da Prefeitura, informa o Daee. O único tanque de São Bernardo que ainda não teve a roçada iniciada foi o Ford Fábrica, no Taboão.

Em Diadema, os três reservatórios já começaram a ser limpos. O mais adiantado é o Piraporinha/Casa Grande, cujos serviços de roçada já foram 80% concluídos. Das quatro bombas existentes, duas estão em manutenção. Esse piscinão e o da Petrobras, no bairro Capuava, em Mauá, foram os primeiros a terem os serviços iniciados. Ambos foram escolhidos pois estavam em situação mais crítica. As equipes da empresa contratada ainda não iniciaram as atividades em Santo André, município que possui dois tanques.

Às margens do Ribeirão dos Meninos, o piscinão linear de São Caetano, que tem 1,9 quilômetro de extensão, está com 40% dos trabalhos de roçada concluídos. “São 16 baias para armazenamento de água. Dessas, seis já foram totalmente limpas e outras quatro já tiveram os trabalhos começados”, explica o diretor-geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto) da cidade, Welington Kalil. O sistema de esvaziamento também funciona por meio da gravidade, o que agiliza o serviço. A estimativa é de que a retirada dos detritos seja encerrada daqui a 30 dias.

Contrato

A empresa DP Barros foi contratada depois que o Daee desistiu de fazer PPP (Parceria Público-Privada) bilionária para gestão de todos os piscinões da Grande São Paulo, além da construção de outros sete.

A justificativa do departamento para o cancelamento do certame foi de que análise feita para o Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê apontou que seria possível “otimizar os investimentos já existentes neste segmento a partir de ajustes nas atuais estruturas”.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.