NOTÍCIA ANTERIOR
Negra Sim inaugura sede em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Kipkemei Mutai e Danilo Cordeiro confirmam participação na 9ª Meia Maratona no Shopping ABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/04/2010 | Setecidades
DAEE anuncia obra do maior piscinão do País
O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) deve iniciar ainda neste ano as obras do maior piscinão do País, o Jaboticabal, de acordo com o superintendente Ubirajara Tannuri Felix. O órgão apresentou nesta quinta-feira (15/04) ao Consórcio Intermunicipal do ABC o plano de macrodrenagem que será implantado na Região. Na prática, isso significa que o Estado pretende criar mais piscinões em todo o ABCD.

O local que vai comportar o megapiscinão é a confluência dos córregos Ribeirão dos Couros e Ribeirão dos Meninos, na divisa de São Caetano com São Paulo. O valor da empreitada é de mais de R$ 65 milhões, e o reservatório deve ficar pronto em três anos.

“Será uma obra que vai deixar a população regional mais segura em períodos de chuva intensa”, afirmou Félix. O piscinão vai ocupar 180 mil metros quadrados e terá capacidade para comportar 1 milhão de metros cúbicos.

Os esforços do DAEE e das sete prefeituras têm como ponto comum a preocupação com as enchentes. O ABCD possui 20 piscinões, contando com o reservatório do Taboão, em São Bernardo, que será inaugurado no final de maio, de acordo com estimativas do superintendente. O plano de macrodrenagem apresentado pelo departamento estadual inclui uma lista com áreas passíveis de comportarem novos piscinões na Região.

Áreas

Félix disse que um grupo técnico levantou diversos terrenos em todos os municípios e dentro de 60 dias os sete gestores devem se pronunciar sobre os locais. “Cada prefeito deve avaliar os terrenos, que podem ser públicos ou privados. Cabe aos prefeitos decidir as áreas que estão disponíveis para receber novos piscinões”, pontuou Félix.

O prefeito de Ribeirão Pires e presidente do Consórcio, Clóvis Volpi (PV), comemorou a iniciativa ao lado de José Auricchio Júnior (PTB), prefeito de São Caetano. “A parceria com o estado na área de drenagem vai garantir benefícios para todas as cidades. Vamos conseguir minimizar o problema das enchentes”, disse.

O plano de macrodrenagem trouxe à mesa de debates uma novidade arquitetônica. Ao contrário do formato dos piscinões já criados, as novas obras serão tapadas, permitindo que construções de interesse público sejam implantadas sobre o equipamento.

“Parques e áreas de lazer, como quadras de esporte, poderão ser erguidos sobre os novos piscinões. Assim, garantimos o melhor uso do solo”, ressaltou o superintendente.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.