NOTÍCIA ANTERIOR
Morre presidente do PT de Mauá, vítima de câncer
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jardim Oratório registra 2 homicídios semelhantes
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/04/2016 | Cidade
Curso propõe desenvolver multiplicadores sociais em Mauá
Curso propõe desenvolver multiplicadores sociais em Mauá Crédito: PMM
Crédito: PMM
Prefeitura e UFABC abrem inscrições para Curso de Formação Popular e Planejamento Territorial aos alunos e ex-alunos da Escola Preparatória que vivem em áreas de vulnerabilidade urbana

O Polo Universitário da Escola Preparatória da UFABC de Mauá, fruto de parceria entre a Universidade Federal do ABC e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, dá início ao Curso de Formação Popular e Planejamento Territorial no dia 5 de maio. A iniciativa é pioneira, gratuita e voltada a alunos e ex-alunos da Escola Preparatória que vivem em áreas de vulnerabilidade urbana. São 30 vagas, ao todo.

De acordo com o coordenador do projeto, Ricardo de Sousa Moretti, trata-se do primeiro passo, do embrião para a constituição de uma Escola Popular de Planejamento para desenvolver ações em vários locais. “É uma proposta altamente experimental que vai formar multiplicadores para desenvolver atividades em três comunidades: Zaíra, Cerqueira Leite e Oratório”, ressaltou.

Para isso, o curso vai se desdobrar em três frentes: aulas para discussões sobre a ocupação territorial informal, oficinas de leitura com interpretação de textos e dinâmicas junto à população. Os estudantes vão trabalhar seis temas, um por mês. Habitação, saneamento e importância do engajamento em associações e conselhos populares estão entre eles, mas os participantes poderão sugerir outros de relevância para os bairros onde vivem.

Dessa forma, a formação vai apresentar ferramentas para proporcionar mais qualidade de vida e consciência de direitos e deveres por meio de metodologias da Educação Popular. “Havia uma cultura muito forte de sobrevivência no campo, as pessoas conheciam as regras inerentes à vida rural. Com a migração para as cidades, muitos perderam os referenciais e ficaram vulneráveis em lugares com problemas de infraestrutura e mobilidade, daí a missão da universidade em auxiliar esses grupos, de se aproximar deles”, explicou um dos docentes integrantes do projeto, Francisco Comarú.

O Curso de Formação Popular e Planejamento Territorial terá duração de seis meses, vai até outubro. As aulas, semanais, serão ministradas todas as quintas-feiras, das 9h às 12h, no Polo UFABC Mauá, que fica na rua General Osório, 75, no Centro.

ESCOLA PREPARATÓRIA - A Escola Preparatória da UFABC foi inaugurada em 13 de junho de 2013 e prepara moradores de Mauá, oriundos da educação pública, para as provas do Enem. Começou com 160 alunos, distribuídos em turmas vespertina e noturna; em 2014 foram 240; e em 2015 iniciou oferecendo 320 vagas. Este ano, foram mais 328 vagas.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.