NOTÍCIA ANTERIOR
Lula puxa coro na região pró-Padilha
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aulas de Medicina em Mauá e São Bernardo começam em 2015
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/09/2014 | Cidade
Curso de Medicina tem apoio de Chioro
Curso de Medicina tem apoio de Chioro Foto: Orlando Filho/DGABC
Foto: Orlando Filho/DGABC
Embora o MEC (Ministério da Educação) tenha reafirmado ontem que a Faculdade das Américas não tem autorização para instalar curso de Medicina em São Bernardo, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse em evento que a instituição de ensino utilizará a rede de Saúde da cidade para a realização de suas aulas práticas.

Procurado, o MEC voltou a afirmar que a portaria 399 do dia 22 de julho, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, autoriza exclusivamente a Faculdade das Américas a ministrar a graduação em Medicina na Rua Augusta, números 1.520 e 1.508, Consolação, na Capital. Apesar disso, conforme informou o Diário com exclusividade, a instituição prepara campus no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, onde já foram, inclusive, investidos R$ 26 milhões para a compra do imóvel. A faculdade prevê início das aulas para fevereiro.

Em agosto, a Prefeitura e a Faculdade das Américas anunciaram à imprensa a abertura da graduação em Medicina, que seria a terceira da região.

Questionado pela reportagem sobre o fato de a Faculdade das Américas ter autorização para atuar apenas na Capital, o ministro destacou que isso “não é verdade”. Em sua explicação, Chioro considerou que a instituição apresentou ao MEC a rede de Saúde de São Bernardo como cenário de ensino-aprendizagem dentro de seu projeto pedagógico. “Não é muito diferente do que já acontece com a Faculdade de Medicina do ABC. Isso é absolutamente natural. Foi aprovado assim.”

Na prática, segundo Chioro, a diretriz curricular do MEC para abertura de cursos de Medicina prevê que a maior parte das atividades seja realizada em campo. “Temos muito pouca aula teórica hoje. O ensino é feito em pequenos grupos nas unidades de Saúde e demais equipamentos do município.”

O ministro exemplifica ainda que esse modelo já existe na região, tendo em vista a presença de estagiários da Faculdade de Medicina do ABC, que tem campus em Santo André, nos equipamentos de Saúde andreenses e também de São Bernardo, Mauá e São Caetano. “São Bernardo tem 800 mil habitantes. É uma das cidades mais importantes do País. Ter dois cursos de Medicina vai ser bom para todo mundo: para os médicos para os profissionais da Saúde, para o setor privado da cidade e fundamentalmente para a população”, considera ao enfatizar que o município poderá ter duas faculdades de Medicina. Isso porque a cidade foi contemplada, entre as 39 do País, com graduação nesta área por meio do Programa Mais Médicos (leia mais ao lado). “O que sei, pelo que o prefeito Luiz Marinho (PT) me contou e pelo o que a responsável pela instituição (Leila Mejdalani Pereira) também me disse, é que ela tem interesse em, depois de iniciado o curso, transferir sua estrutura toda para cá. Se isso acontecer, São Bernardo terá dois cursos de Medicina.”

Cidades oferecerão aulas a partir de 2015

Mauá e São Bernardo foram oficializadas, na tarde de ontem, como duas das 39 cidades do País contempladas com curso de Medicina via Programa Mais Médicos. Os municípios passaram por avaliação de equipe do MEC (Ministério da Educação) e apresentaram condições de receber faculdade particular que oferte a graduação.

A expectativa do ministro da Saúde, Arthur Chioro, é que o início das aulas seja no próximo ano. “Se tudo correr bem e o processo for finalizado até janeiro, o vestibular será feito e as aulas podem começar já em março. Caso não dê tempo, começam em agosto.”

Dentro de duas semanas, o MEC publicará edital para abertura de concorrência entre as instituições de ensino interessadas em oferecer a graduação. Um dos critérios utilizados, segundo o ministro, será a oferta de bolsas de estudo para cotistas dentro do ProUni (Programa Universidade Para Todos). “Sou professor de Medicina há 26 anos e nunca tive um aluno negro. É fundamental permitir que o menino da periferia tenha esse direito.”

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.