NOTÍCIA ANTERIOR
SUS distribuirá 20 milhões de preservativos femininos
PRÓXIMA NOTÍCIA
EUA criam teste que prevê risco de ataque cardíaco iminente
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/03/2012 | Saúde e Ciência
Curso de Enfermagem FMABC abre portas para o mercado
O desempenho dos formados em 2011 está lustrando a imagem do curso de Enfermagem da FMABC. Dos 17 recém-concluintes, 13 já passaram em concursos, inclusive em seleções de equipamentos de saúde célebres como Instituto Dante Pazzannese de Cardiologia e Hospital Albert Einstein, na Capital. Há quem já obteve trabalho dois meses após a formatura, o que mostra que o segundo curso mais antigo da Faculdade, com 13 anos de atividades, está acertando a mão.

O caso mais notável é o de Natalia Antunes Pereira, aprovada em processo seletivo para trainee na UTI Pediátrica do Hospital São Camilo e também no programa de pós-graduação em Enfermagem Pediátrica do Albert Einstein. Aos 24 anos, Natalia diz que realiza grande sonho já no início da carreira profissional, pois nos dois locais vai atuar na especialidade que mais a atrai, ou seja, com crianças e neonatais, respectivamente. “No São Camilo fico das 6h às 12h à tarde faço pós no Einstein. Será um ano intenso”, alegra-se a recém-formada, que entrou na Enfermagem da FMABC como 2ª opção, mas identificou-se logo de início. “Além da qualidade e do incentivo dos professores, praticamos estágio desde o 2º ano”, cita Natalia. No São Camilo ela disputou 30 vagas com 4 mil inscritos e no Einstein foram ofertadas mais de 5,3 mil vagas em diversas especialidades, 319 das quais em Enfermagem Pediátrica, cuja duração é de um ano.

A vice-coordenadora da graduação de Enfermagem da FMABC, Ana Maria Fiorano, atribui a performance dos alunos ao empenho dos professores na busca pela excelência de formação e à carga horária diferenciada do curso, que requer dedicação quase em período integral. São seis horas diárias de estudos. Também enfatiza a vivência prática dos estudantes em todos os 4 anos da graduação, já que desde o 1º ano há participação em atividades nos hospitais de ensino da mantenedora FUABC, iniciando o estágio efetivo no 2º ano.

“O projeto do curso também é importante, pois estimulamos a interdisciplinaridade e a reflexão do profissional como membro integrador de uma equipe. Todos os novos protocolos em saúde enfatizam a figura do enfermeiro nos cenários de atenção básica e hospitalar. A enfermagem garante qualidade da assistência e contribui para reduzir o tempo de internação e custos” – sublinha a professora. O curso de Enfermagem já atingiu nota 4 no ENADE, na escala de 1 a 5.

Da turma de 2011, outros destaques foram Jacqueline Ester Alves, Cristina Aparecida Rocha, Viviane Silva e Nathalia Barbosa Martins, aprovadas em concurso na Residência (especialização) do Instituto Dante Pazzannese. Nove ex-alunos também passaram no processo seletivo público de São Bernardo para as quatro unidades do Complexo Hospitalar de São Bernardo, com destaque para o novo Hospital Municipal de Clínicas a ser aberto neste semestre e que será uma nova mantida da FUABC.

Quatro formandos de Enfermagem da FMABC também participaram da seleção para trainee do Hospital Estadual Mário Covas e a ex-aluna Rosimary Pina de Oliveira já está contratada na Stillus Home Care.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.