NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá inicia a instalação dos novos abrigos de ônibus
PRÓXIMA NOTÍCIA
Oposição em Mauá tem futuro incerto
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/12/2014 | Cidade
Cultura da periferia sobe aos palcos e encena história de Mauá
Cultura da periferia sobe aos palcos e encena história de Mauá O elenco do espetáculo Ópera do Hip Hop é composto por 16 jovens que participaram das oficinas culturais, como dança e teatro, oferecidas pela Prefeitura de Mauá. Foto: Evandro Oliveira/Divulgação
O elenco do espetáculo Ópera do Hip Hop é composto por 16 jovens que participaram das oficinas culturais, como dança e teatro, oferecidas pela Prefeitura de Mauá. Foto: Evandro Oliveira/Divulgação
Em curta temporada, espetáculo Ópera do Hip Hop narra surgimento do município através de passos, batidas e elementos artísticos

Uma ficção verdadeira. Com a cultura da periferia nas mãos, jovens de Mauá encontraram no encenar uma forma de contar o real. E foram além. Em curta temporada, o espetáculo Ópera do Hip Hop chega nesta quinta-feira (11/12) para contar a história do município entre passos, batidas, desenhos e sonhos, numa trama que traz a arte das ruas para o palco teatral.

“É espetáculo cênico-musical que explora os quatro pilares do hip hop: o break, que é a dança, o DJ, que é a música, o MC, que representa a pessoa, e o grafite, o visual”, explicou o coordenador da ação, Sergio Pires. Estruturada em apenas seis meses, a peça reuniu alunos de diversas oficinas culturais oferecidas pelo município. “A ideia era ocupar um espaço que não é marcado pelo hip hop, como os teatros, e legitimar essa cultura na cidade.”

A escolha do hip hop como forma de expressão tem um objetivo: expandir a presença do segmento artístico na Região. “A peça vem com esse objetivo de reforçar o desejo da população de ter uma Casa do Hip Hop em Mauá”, confessou o produtor.

Composta por 16 jovens, a ação realizará quatro apresentações gratuitas no Teatro Municipal de Mauá. “É um espetáculo bem fechado, com 100 lugares disponíveis. Porque a nossa ideia foi colocar o público no palco, junto com os atores”, justificou Sergio.

Intercâmbio de artes

Construída em apenas um semestre, a encenação teve como obstáculo conviver com diversas vertentes culturais: “O grande desafio para a realização da peça foi a inter-relação entre linguagens. O pessoal do teatro teve que aprender a reconhecer o hip hop como meio de comunicação e o pessoal do hip hop começou a ver o teatro linguagem artística”, afirmou o coordenador.

A peça encerra as apresentações no domingo com a perspectiva de ir além. “A ideia é nos reunirmos depois da temporada, conversamos e assim decidirmos os passos para 2005”, concluiu Sergio.

Ópera do hip hop

Serviço
Em cartaz de quinta a domingo (11 a 14/12), às 20h, no Teatro Municipal de Mauá (rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia). Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. Informações: 4555-0086.

Por Rafael Revadam - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6771 dias no ar.