NOTÍCIA ANTERIOR
Vírus ''primo'' do HIV é suprimido em estudos com macacos nos EUA
PRÓXIMA NOTÍCIA
ONU elogia novo passo do Brasil no tratamento da Aids
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/11/2013 | Saúde e Ciência
Cubanos conhecem unidades em que vão trabalhar em Santo André
Cubanos conhecem unidades em que vão trabalhar em Santo André O colega Pedro, que já trabalhou na Venezuela e na Bolívia, também parece pronto para as consultas Foto: Rodrigo Pinto
O colega Pedro, que já trabalhou na Venezuela e na Bolívia, também parece pronto para as consultas Foto: Rodrigo Pinto
Imprensa nos deixou com medo, mas acolhida do povo brasileiro é maravilhosa, diz um dos profissionais que atuarão na cidade

O dia era do médico Pedro Orlando Rodrigues Palacio, cubano que irá trabalhar na Unidade de Saúde do Jardim Ana Maria, em Santo André, pelo programa Mais Médicos, do governo federal. Formado há 23 anos pela Faculdade de Ciências Médicas de Holguin, província do Leste cubano, onde vivem a esposa e os dois filhos, Pedro foi, na tarde desta segunda-feira (04/11), conhecer a unidade e os profissionais do PSF (Programa Saúde da Família) com quem irá atuar.

Na pequena casa onde funciona a UBS, imprensa, moradores da comunidade, enfermeiros, agentes de saúde e também os colegas cubanos que trabalharão em Santo André se espremiam para acompanhar o reconhecimento de território. Não tão assediado, Quirino Martinez Rodrigues, médico vindo da província de Santiago de Cuba, olhava atento o quadro de atividades da unidade.

“Caminhada é um tipo de exercício físico?”, perguntou Quirino, e com a resposta afirmativa, completou: “Que bom. Exercício é muito importante para os hipertensos, e essa unidade trata muitos idosos”.

BOA ACOLHIDA

Enquanto o médico Pedro fazia uma sessão de fotos, Quirino falou sobre a acolhida brasileira. “Quando vimos pela imprensa o que aconteceu com os primeiros médicos cubanos que desembarcaram aqui, ficamos muito apreensivos, com medo. Mas viemos porque era o que tínhamos de fazer. Quando chegamos aqui, vimos que estava tudo bem, tudo normal, e que o povo brasileiro é mesmo muito amável e efusivo. Em Santo André temos tido dias ótimos. Estamos aliviados e contentes. Prontos para trabalhar”, disse Quirino.

O colega Pedro, que já trabalhou na Venezuela e na Bolívia, também parece pronto para as consultas. Na UBS do Jardim Ana Maria irá atender, na maioria, idosos, além de ficar atento especialmente a casos de hipertensão e diabetes, além das gestantes e das crianças com menos de cinco anos. São 5.451 famílias, 8.644 pessoas sob os cuidados de Pedro e do colega Rafael, médico brasileiro que já atua na unidade pelo PSF.

ESTRUTURA

Sobre a estrutura da unidade, o cubano não vê nenhum impedimento para atender. “A estrutura é parecida com as de Cuba, e melhor do que as da Venezuela e Bolívia. Atenção básica é prevenção, e não necessitamos de equipamentos modernos para medicar neste tipo de saúde. Estou impressionado com a equipe, que parece muito boa. Quando falamos em saúde, não se tem um limite de estrutura. É sempre possível melhorar. Mas temos condições para fazer o nosso trabalho integralmente aqui”, avaliou Pedro.

Nesta terça-feira, os médicos visitarão o Centro Hospital Municipal, o Hospital da Mulher e o Hospital Estadual Mário Covas.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.