NOTÍCIA ANTERIOR
Vontade de comprar é maior que a crise
PRÓXIMA NOTÍCIA
Concursos têm 104 mil vagas para 2009
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/12/2008 | Economia
Crise favorece algumas profissões
Alguns profissionais podem tirar proveito da crise internacional. Isto porque o mercado exige pessoas capazes, pró-ativas e flexíveis, entre outras características. Segundo especialistas, profissionais de marketing, comunicação, negócios internacionais e controller são os mais cotados neste momento.

O especialista em gestão corporativa Werner Kugelmeier afirma que devem acontecer contratações pontuais de colaboradores qualificados para suprir as necessidades estabelecidas no plano operacional 2009 das empresas, que estão em fase final para implantar as novas ações a partir de janeiro.

O trader internacional, profissional especializado em comércio exterior, capacitado em intermediar negociações e transações comerciais em nível internacional, também está entre os mais requisitados pelas companhias para conseguir superar a crise. O trader tem papel fundamental na concretização dos negócios internacionais.

A crise financeira, que criou um cenário de crédito internacional escasso, deve exigir da gestão corporativa que esteja preparada para enfrentar os desafios. "Para isso os objetivos são priorizar uma sólida gestão de capital de giro, principalmente nas pequenas e médias empresas", explica Kugelmeier .

Flexível - Com a crise, a tendência é aumentar as chances para o profissional empreendedor que atua dentro da organização, aqueles que ousam com propósito e inspiram pessoas a promoverem processos de mudanças.

Para o diretor-geral do site www.trabalhando.com.br, comunidade virtual de empregos, Renato Grinberg é preciso procurar aproveitar algumas oportunidades que o momento traz. O mercado busca o profissional pró-ativo, voltado aos resultados e com espírito empreendedor.

Grinberg lembra também que em função da crise haverá um grande foco em profissões ligadas a área de custos, ou seja, profissionais que possam ajudar as empresas a serem mais eficientes em termos de gestão de custos. "Com certeza a carreira mais promissora em 2009 será a de controller. Como o próprio nome já diz, ele controla, inclusive os custos. É um elo entre a contabilidade e as outras áreas financeiras. Sua função é ter certeza que a área financeira tem controle e visão, dando transparência ao negócio", justifica.

O executivo afirma que alguns setores de serviços em geral devem ficar mais estáveis ou sofrer menos em 2009, além disso, o profissional para manter-se colocado no mercado de trabalho deve se remodelar. "Para se destacar o profissional precisa se mostrar envolvido e suas ações devem refletir essa consciência da conjuntura macroeconômica. Por exemplo, se for um diretor de criação, ele deve buscar e apresentar alternativas menos onerosas para produzir peças publicitárias e não simplesmente esperar que alguém lhe diga para economizar", conta Grinberg.

Mercado exige profissional generalista e flexível
Quem está entrando no mercado de trabalho precisa ficar atento às mudanças deste mundo globalizado e informatizado. Este comentário é de Eduardo de Oliveira, superintendente operacional do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), que afirma que o mercado exige cada vez mais profissionais generalistas.

Para ele, são os profissionais generalistas que têm mais chances de crescer em um momento como este, de crise. "Pois eles conseguem passar por mudanças como a do cenário atual", afirma.

Segundo ele, há cargos que permitem seguir vários caminhos como Administração, Economia, Contábeis, Comunicação e Direito. "Estes cursos permitem que os alunos se tornem flexíveis", comenta.

O diretor-geral do site www.trabalhando.com.br, comunidade virtual de empregos, Renato Grinberg, afirma que é preciso ficar atento ao mercado, mas não se amedrontar por causa da crise. "Mesmo aquelas pessoas que estão estudando profissões que não estão em alta no momento precisam se mostrar. Entrar em contato com as empresas porque depois que tudo passar, e vai passar, as organizações vão voltar a contratar", explica.

Por Vivian Costa - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.