NOTÍCIA ANTERIOR
Saúde orienta sobre cuidados na compra de brinquedos para o Natal
PRÓXIMA NOTÍCIA
LBV entrega cestas de alimentos em todo o Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/12/2010 | Geral
Criminosos assaltam joalheria de shopping na zona sul
Criminosos assaltaram no início da noite deste sábado (18) uma joalheria no shopping Plaza Sul, na região do Bosque da Saúde, zona sul de São Paulo. Um segurança foi baleado de raspão e, após socorrido no pronto-socorro Vergueiro, foi liberado.

Informações iniciais, mais tarde corrigidas, davam conta de que ele havia sido atingido no peito. Até por volta das 8h de domingo (19), os criminosos continuavam foragidos. A princípio, dois suspeitos teriam participado do roubo.

No dia 5 de novembro deste ano, o shopping já havia sido alvo de ladrões. Os suspeitos roubaram uma joalheria. A assessoria de imprensa do shopping disse que dois criminosos se passaram por clientes para praticar o roubo. A dupla conseguiu fugir com "algumas mercadorias". Funcionários do shopping e PMs disseram que a joalheria assaltada foi a Vivara. A empresa não comentou o crime.

Especialistas

Seguranças de shoppings não atiram. Segundo especialistas ouvidos pela reportagem do R7, Esse é o motivo de assaltos, principalmente a joalherias, terem "virado moda" nos centros comerciais da Grande São Paulo.

Para Guaracy Minguardi, doutor em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo) - especializado em segurança pública -, o bandido pratica o crime que "está na moda". Depois de perceber que alguns tipos de crime "deram certo" - geralmente com planejamento complexo - outros ladrões mais "relaxados" tentam praticar o mesmo delito.

Ainda de acordo com o especialista, no caso específico do roubo a joalherias de shoppings, outro grande incentivo é o tipo da segurança feita nesses lugares.

– A segurança [dos shoppings] é mais voltada para prevenir 'bagunça'. Eles geralmente não estão preparados [para crimes mais complexos], tem muita gente [nesses lugares]. Fazer um disparo dentro de um shopping é pior que deixar o roubo acontecer. Já pensou se um segurança dá um tiro e chega a acertar um cliente?

Roubo a banco

No dia 24 de novembro, A Polícia Militar foi acionada por volta das 17h para atender uma ocorrência de roubo a uma agência bancária dentro do shopping Iguatemi, na avenida Brigadeiro Faria Lima. Pelo menos oito clientes entraram na agência no momento do fechamento e entre eles estavam os bandidos. Segundo o delegado Noel de Oliveira Rodrigues Júnior, do 15º DP, do Itaim Bibi, um dos criminosos usava paletó e o outro, camisa verde. Ambos vestiam calças jeans. O delegado contou que no momento em que o vigilante virou de costas para fechar a porta da agência, um dos criminosos o rendeu, guardou a própria arma e passou a usar a do vigilante.

Por R7 - Agência Record
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.