NOTÍCIA ANTERIOR
Acidente deixa um morto e um ferido em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André André libera animais em cinco parques
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/09/2013 | Setecidades
Criminalidade volta a crescer no Grande ABC
 Criminalidade volta a crescer no Grande ABC Foto: Divulgação - Diário Online
Foto: Divulgação - Diário Online
O Grande ABC voltou a apresentar alta nos índices criminais. Segundo dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o mês de agosto registrou crescimento no número de homicídios nas sete cidades, comparando com o mesmo mês do ano passado. No período, houve queda no número de assassinatos na Capital e no Estado. Crimes contra o patrimônio (roubo, furto, roubo de veículo e furto de veículo) também registraram aumento no mês, seguindo a tendência estadual.

Em julho, a região teve queda de 25% nos casos de homicídio e de 3,2% em furtos, em relação ao mesmo mês de 2012.

Na comparação dos oito primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2012 também houve crescimento em homicídios (9,2%), roubo e furto (7,4%) e roubo e furto de veículos (14,3%) nas sete cidades.

Para o coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, não há motivo específico para o aumento de criminalidade. O chefe da corporação promete melhorar os índices criminais na região até o fim do ano. “Estamos destacando operações, como a Força Total e ações conjuntas com a Polícia Civil, com o objetivo de direcionar efetivo para as áreas que apresentam maior criminalidade e conter esse avanço da violência, utilizando policiamento inteligente. Há tendência de queda para os próximos meses. Veremos esses resultados positivos no fim de 2013.”

O delegado seccional de São Bernardo, Waldomiro Bueno Filho, também promete esforços para diminuição da criminalidade. “Conseguimos estabilizar os casos de homicídios. Nossa meta agora é o combate ao roubo de veículos, que é um problema em todo o Estado, não só aqui no município. Estamos desenvolvendo algumas estratégias para ver se baixamos essa modalidade, principalmente no entorno de universidades, onde temos registro de muitos casos desse tipo”, disse.

Capital

Em agosto, a Capital registrou queda no número de homicídios dolosos pelo terceiro mês seguido e o menor dos últimos 18 meses, maior apenas que os 78 registrados em fevereiro de 2012. Foram 84 casos no mês, queda de 20,75% em relação a 2012, quando ocorreram 106.

Reajuste

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem dois projetos de lei que preveem aumentos nos salários de delegados, investigadores e escrivães da Polícia Civil. Os reajustes, que podem chegar a até 25,7%, acontecerão de forma gradativa: 10,5% neste ano e 15% em 2014.

Com a medida, o salário inicial de um delegado será de R$ 8.776, e chegará a partir do ano que vem a R$ 10.073. O aumento beneficiará 3.246 profissionais.

Alckmin também anunciou bonificação para investigadores e escrivães. Foi estabelecido reajuste que varia de 8,5% a 18% neste ano – depende da classe do servidor – e de 15% a 25,7% no ano que vem, beneficiando 27.280 profissionais, entre ativos, aposentados e pensionistas.

Os reajustes citados serão cumulativos ao projeto de lei já anunciado que aumenta em 7% os salários das polícias Civil, Militar, Técnico-Científica e da Secretaria da Administração Penitenciária.

Segundo Alckmin, nos próximos dias a Secretaria de Segurança e o Comando da Polícia Militar concluem estudo sobre questões que envolvem especificamente os servidores da PM.

Por Cadu Proieti - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7720 dias no ar.