NOTÍCIA ANTERIOR
Enem teve mais de 300 corretores de redação afastados, diz Inep
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cota não garante aluno de escola pública em vestibular
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/03/2013 | Educação
Criminalidade assusta os estudantes da UFABC
Criminalidade assusta os estudantes da UFABC Entorno da UFABC registrou sequestro relâmpago nesta semana. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Entorno da UFABC registrou sequestro relâmpago nesta semana. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Universitários afirmam que furtos e roubos continuam acontecendo mesmo com base móvel da PM

Estudantes do campus de Santo André da UFABC (Universidade Federal do ABC) estão preocupados com os constantes relatos de crimes nas imediações da instituição. Furtos e roubos de veículos e celulares são os delitos mais comuns. Nesta semana um aluno registrou boletim de ocorrência após ser vítima de sequestro relâmpago no momento em que chegava à universidade.

O problema não é recente. Em março do ano passado, o ABCD MAIOR publicou reportagem sobre a criminalidade nas ruas próximas à UFABC. Na ocasião, os estudantes criaram petição on-line pedindo base da Polícia Militar na avenida dos Estados. A base foi designada para o local, mas, de acordo com os universitários, ajudou no combate aos crimes na avenida, mas não reduziu delitos nas ruas Abolição, Santa Adélia e Oratório, onde ficam os portões da instituição.

Nesta semana uma nova reunião foi realizada com a participação de representantes dos alunos e da direção da universidade para discutir o assunto. “A base da PM inibe, mas não está sempre lá e falta efetivo da polícia para resolver o problema definitivamente. Nesta semana soubemos de um aluno que sofreu sequestro relâmpago no meio da tarde. Ficamos preocupados de acontecer algo ainda mais grave”, afirmou Wellington Barbosa de Souza, membro do ConsUni (Conselho Universitário) da UFABC.

Limite - O pró-reitor da ProAP (Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas), Joel Pereira Felipe, lembrou que a universidade dispõe de segurança interna, mas que só pode atuar dentro dos limites da UFABC. A reunião desta semana aprovou alguns encaminhamentos, como campanha com orientações sobre segurança e solicitar auxílio da Prefeitura no que diz respeito à iluminação pública, manutenção das vias e jardinagem.

Além disso, o pró-reitor destacou a importância do registro das ocorrências. “Muitas pessoas não registram a ocorrência e a polícia pede que se faça isso porque a partir do registro é que pode ter referência sobre onde devem aumentar o efetivo.”

A assessoria de imprensa do comando da PM confirmou, em nota, que o furto de veículos é o delito mais comum nas imediações da UFABC, mas ressaltou que houve redução na incidência nos últimos meses. A nota explica que a base conta com quatro ou mais policiais, que também realizam patrulhamento a pé e abordagens, e que uma viatura do subsetor intensifica o patrulhamento no local e apoia a base sempre que necessário. Neste ano a polícia registrou 16 ocorrências de furto nas ruas próximas à universidade.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.