NOTÍCIA ANTERIOR
Dilma é aprovada por 73% e seria reeleita no primeiro turno
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chocolândia está sem alvará em Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/06/2013 | Política
Crianças pedem melhor merenda nas escolas
Crianças pedem melhor merenda nas escolas Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
Usando modelo do PPA (Plano Plurianual) Participativo, mas voltado às crianças, alunos da rede municipal de Santo André colocaram ontem o prefeito Carlos Grana (PT) na parede com série de demandas. Uma reivindicação recorrente na lista de prioridade dos estudantes, de 5 a 10 anos, foi o fornecimento de melhor merenda nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A maioria das reclamações foi de problemas vividos na instituição em que estudam.

Ontem, foram representantes de 11 escolas – ao todo, são 51 participantes em cinco dias diferentes. Ao ouvir as solicitações, o prefeito argumentou que, de imediato, é possível fazer somente o mais simples por conta da limitação financeira. “Algumas coisas são mais complicadas, mas executaremos o que não precisa esperar, como intensificar limpeza de ruas e implantar semáforo na frente (da escola). Isso conseguimos providenciar mais rapidamente”, sinalizou o petista.

Em contrapartida, a primeira requisição já teve o primeiro resultado prático – mais rápido do que requerimentos na Câmara. A Prefeitura informou que a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) lançou edital para a compra de alimentos provenientes de agricultura familiar. A aquisição desses produtos, segundo a nota do Paço, resultará em alimentação de melhor qualidade para os estudantes.

Entre outras demandas, os alunos protestaram insistentemente contra a falta de médicos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e por mais segurança nas imediações dos prédios públicos. Isabelle Cristina Santa, 8, da Emeief Professora Elaine Cena Chaves Maia, no bairro Santo Alberto, pediu o aumento de efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) no entorno. “Precisa de um número maior de guardas nas ruas para que tenha menos violência perto da nossa escola.”

Na reunião, Grana prometeu melhorias na Segurança. Segundo o petista, o governo implementará programa de videomonitoramento na redondeza de todas as escolas do município – rede é composta por 51 Emeiefs e 31 creches. “De acordo com a disponibilidade de recursos, pretendo fazer isso ao longo do mandato (2013-2016). Está no plano de governo.”

Guilherme Cruz, 9, da Emeief José do Prado Silveira, no Sacadura Cabral – escola onde Grana estudou –, fez relato pessoal das complicações no setor de Saúde. O estudante afirmou que faz tratamento no Hospital das Clínicas, em São Paulo, devido à ausência de médico especialista em Santo André. “Passei em unidade aqui e disseram que era virose. Depois, fiz check-up e estava com enzima alta e plaqueta baixa. Eu precisava de medicamentos e encontrar médico na cidade.”

As crianças também mencionaram a falta da mochila dentro do kit de uniforme – o item não consta na lista de peças. A licitação foi realizada em 2012, ainda na gestão Aidan Ravin (PTB). Segundo a Prefeitura, em 2014, a proposta é entregar o kit completo.

Para Victor Basssoli, 7, da Emeief Terezinha Monteiro de Barros Nosé, na Vila Alpina, o governo deveria retomar as aulas de inglês e artes, além de contratar mais auxiliares. “Deveria dar até aumento para os professores.”

Ao fim do encontro, Grana questionou quem era o fundador de Santo André. Nenhum dos 21 alunos presentes respondeu o nome de João Ramalho, criando certa saia justa. Por outro lado, ficaram encantados com o autógrafo do jogador Neymar que o prefeito possui na sala.

Por Fábio Martins - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6194 dias no ar.