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DATA DA PUBLICAÇÃO 21/01/2016 | Educação
Cresce o número de crianças matriculadas na pré-escola, diz estudo
Todos pela Educação avaliou evolução ao longo de dez anos.

Brasil ainda tem 2,8 milhões de crianças e jovens fora da escola.


Cresceu o número de crianças matriculadas na pré-escola nos últimos dez anos. Subiu de 72,5% do total de crianças com idades entre 4 e 5 anos em 2005, para 89,1% em 2014, segundo levantamento feito pelo Todos pela Educação divulgado nesta terça-feira (19). A análise foi feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Pela legislação, a Emenda Emenda Constitucional nº 59, de 2009, estados e municípios têm até este ano de 2016 para garantir a matrícula escolar para crianças a partir de 4 anos.

O estudo analisou a evolução das matrículas em toda a educação básica ao longo de dez anos. Neste período, o resultado mais positivo foi na educação infantil. A porcentagem de crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola subiu de 4,8 milhões (72,5%), em 2005, para 4,9 milhões (89,1%), em 2014.

Para Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo do Todos pela Educação, foi importante avaliar a série histórica e a evolução dos indicadores ao longo de dez anos porque de um ano para o outro as mudanças são mais tímidas. "A notícia de que crescemos quase 17 pontos percentuais na educação infantil é muito boa porque esta é uma etapa fundamental na vida da criança e pode ter reflexos em todo o seu percurso escolar."

Quase 3 milhões fora da escola
No geral, o Brasil apresentou uma evolução no número de crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola. Em 2005, a porcentagem era de 89,5%. Em 2014, subiu para 93,6%. Ainda assim, apesar do avanço, o Brasil tem 2,8 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola. São 6,2% do total de 44,3 milhões. No entanto, há dez anos, este montante, era de 5 milhões.

Falzetta afirma que agora os avanços em busca da universalização do acesso são mais difíceis pois é necessário atingir famílias mais vulneráveis, minorias raciais e étnicas, locais com difícil acesso e deficientes. "Será necessário políticas específicas e articulação com outras áreas porque são famílias muito desassistidas que precisam de um apoio maior."

Ensino médio ainda é gargalo
O levantamento mostra que o ensino médio, considerado um dos gargalos da educação básica, avançou pouco no quesito acesso. A taxa média do abandono escolar é de 7,6% em todo o país. Em 2005, 78,8% dos jovens de 15 a 17 anos estavam matriculados no ensino médio. Em 2013, o índice subiu para 83,3% e em 2014, caiu para 82,6%.

"Este é um reflexo de que o sistema não está sendo atraente para os alunos. O número de alunos fora da escola no ensino médio está estagnado, e não se trata de falta de vagas. É necessária uma grande reestruturação da escola", diz Falzetta.

Fundamental está estagnado
No ensino fundamental, onde as crianças têm entre 6 e 14 anos, notou-se uma estagnação, de acordo com o estudo. Desde 2005, a taxa apresentada era de 96,7%, o que representa quase a totalidade de crianças nesta faixa etária na escola. Em 2014, o índice chegou a 98,4%.

Acompanhamento das metas
O estudo divulgado tem o objetivo de acompanhar o cumprimento de cinco metas estabelecidas pelo movimento para serem alcançadas até 2022. Ter toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola é a primeira delas. As demais são:
- Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
- Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano
- Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído
- Investimento em Educação ampliado e bem gerido

Por G1, em São Paulo
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