NOTÍCIA ANTERIOR
Mauaense doa sangue em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Vândalos não vão destruir o sonho da minha família'', diz árbitro agredido
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/06/2016 | Cidade
Cresce a Diocese: 99, 100...
O Grande ABC passa a ter hoje a sua 100ª paróquia: Paróquia São José Operário, com matriz na Rua Pedro Brancalion, 12, no Jardim Itapeva, em Mauá. É a primeira paróquia criada por dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano. Ele presidirá a missa de instalação, às 19h de hoje.

A paróquia anterior, a 99ª, foi instalada em 22 de fevereiro de 2015 no Acampamento do DER, em São Bernardo – a última criada por dom Nelson Westrupp: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O território da 100ª paróquia, em Mauá, nasce do desmembramento da Paróquia São João Batista; a 99ª, em São Bernardo, foi desmembrada da Paróquia Santíssima Virgem.

Uma história que começou há mais de 200 anos, em 1812, com a criação da primeira paróquia, a da Boa Viagem, em São Bernardo, que por um século abrangeu sozinha todo o território hoje administrado pela Diocese de Santo André.

JOSÉ OPERÁRIO

A matriz que sedia a paróquia número 100 da Diocese de Santo André surgiu como capela e foi inaugurada em 1º de maio de 1981, Dia do Trabalhador – uma das 11 capelas da Paróquia São João Batista localizadas no eixo da Avenida Barão de Mauá, a antiga Estrada da Pedreira.

A Paróquia São João Batista foi criada em 1998, desmembrando-se da Paróquia São Pedro Apóstolo, da Vila Guarani. Agora, a terceira paróquia de toda a área, que cresce em direção à Gruta Santa Luzia e à divisa com Ribeirão Pires, com muitos bairros operários.

Todas estas capelas têm fotos de suas fachadas no livro Semente do Grande ABC (Basílica da Boa Viagem, de 2013).

PERPÉTUO SOCORRO

A 99ª paróquia tem matriz no km 19 da Via Anchieta, no ponto onde existiram três paineiras que se tornaram referenciais na história do Acampamento do DER. Da paróquia faz parte uma singela capela, construída em mutirão no miolo da chamada Vila Nova e dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Uma obra em mutirão, com recursos da comunidade, em agradecimento pela posse da terra.

Localizamos no Banco de Dados do Diário as fotos que documentam dois momentos da capelinha de Aparecida, na Vila Nova, quando da construção e na manhã da inauguração, um domingo, 8 de junho de 1986. A missa inaugural foi celebrada pelo frei Sebastião Quaglia.

***
Diário há 30 anos

Terça-feira, 17 de junho de 1986 – ano 29, edição nº 6161

Manchete – Copa do Mundo no México: Brasil goleia e festeja classificação: 4 a 0 contra a Polônia, com gols de Sócrates, Josimar, Edinho e Careca

Polícia – Acidente na Avenida dos Estados, perto da Rhodia, mata um e deixa três feridos.

***

Em 17 de junho de...

1916 – A banda musical União Operária, de Santo André, realiza apresentação no Teatro Carlos Gomes comemorativa ao seu primeiro aniversário.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: os austríacos desocupam Czernowitz, destruindo as estradas de ferro.


***
Hoje

- Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.

***
Município Paulista

- Hoje é o aniversário de São Manuel. Vila criada com a denominação de São Manuel do Paraíso por lei provincial número 26, de 10 de março de l885. Desmembrada de Botucatu. Instalada em 4 de junho de 1887. Aniversário celebrado no dia do padroeiro, São Manuel.

***
Municípios Brasileiros
- Celebram aniversário neste dia 17 de junho: Macarani (Bahia, Maraú (Bahia), Mataraca (Paraíba), Mutum (Minas Gerias), São Francisco (Sergipe), São João da Barra (Rio de Janeiro) e Vista Serrana (Paraíba).

Fonte: IBGE

***
Santos do Dia

- Santo Ranieri de Pisa (Itália, 1118 – 17-6-1161). Realizava prodígios com pão e água benzidos, distribuídos aos aflitos que o solicitavam. Ganhou o apelido de ‘Ranieri d’água’. Proclamado padroeiro dos viajantes e da cidade de Pisa.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Ismael

- Manuel

***
- Menina Izildinha (Póvoa de Lanhoso, Portugal, 17-6-1897 – Guimarães, Portugal, 24-5-1911).

Maria Izilda de Castro Ribeiro, a Menina Izildinha, é chamada de o ‘Anjo do Senhor’. A ela são atribuídos milagres e curas, até mesmo depois de morta.

Notícia – “Aos devotos da Menina Izildinha e a todos que queiram render homenagens a este ‘Anjo do Senhor’, pela passagem do seu aniversário natalício que transcorrerá amanhã, dia 17, ficam convidados a comparecerem ao Cemitério São Paulo, onde está sepultado o seu corpo.”

Fonte – A Tribuna, Santos, 16/6/51, p.6.

Por Ademir Medici - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.