NOTÍCIA ANTERIOR
Casamentos no Second Life se tornam reais
PRÓXIMA NOTÍCIA
Thermaltake Lança Cooler Para Notebooks
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/12/2008 | Informática
Cresce 370% o uso de computadores nas pequenas empresas
As MPEs (Micro e Pequenas empresas) brasileiras incorporaram definitivamente as ferramentas tecnológicas para condução de seus negócios. Uma pesquisa realizada pelo Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae-SP detectou que 91% usam celular, 75% possuem computador e 71% acessam a internet na gestão de suas atividades.

Estes são os principais resultados do estudo As Tecnologias de Informação e Comunicação nas MPEs Brasileiras, realizado junto a 4.004 MPEs em todas regiões do Brasil que rastreou o grau de utilização das tecnologias da informação e comunicação adotados pelos empresários de pequenos negócios no Brasil.

Embora a proporção de uso do celular ultrapasse o computador e a internet, estes últimos tiveram crescimento acentuado nos últimos dez anos. Enquanto o percentual de MPEs com celular mais do que dobrou, saltando de 42%, em 1998, para 91%, em 2008, a proporção de uso de internet em 2008 (71%) ficou dez vezes maior que em 1998 (7%). O crescimento acelerado também foi observado no número de MPEs com acesso a computadores, que passou de 16% (1998) para 75%, dez anos depois.

Ainda que o número de empresários com acesso a celulares (91%) seja maior que o de computadores (75%), este último é considerado a ferramenta de informação mais importante entre as analisadas pela pesquisa. Cerca de 60% das empresas consultadas atribuem "grande importância" ao uso de microcomputador no negócio. O mesmo grau de importância é dado por 56% dos entrevistados para o uso de celular e por 51% dos entrevistados para o uso da internet.

O estudo aponta ainda que mais da metade dos empresários ouvidos pretende investir até R$ 4 mil na informatização de suas empresas até o fim do ano (54%), sendo que 44% deve priorizar seus investimento em computadores e 33% em softwares.

De acordo com Ricardo Tortorella, diretor superintendente do Sebrae-SP, "essa nova pesquisa mostra o grande avanço que as empresas vêm fazendo para acessar informações e fazer dos instrumentos de comunicação um importante aliado para sua competitividade. Do padeiro e da cabeleireira até o consultor de grandes empresas, verificamos que o acesso à informação tornou-se indispensável em um mudo com transformações cada vez mais rápidas".

"A popularização dos equipamentos de informática e a maior oferta de serviços de internet têm favorecido os pequenos negócios a entrar no mundo da informatização. Com isso, as MPEs estão descobrindo, cada vez mais, a importância e o potencial da informatização em termos de conquistar maior competitividade pro seu negócio. A maior informatização tem permitido maior controle da empresa, maior acesso às informações de mercado e melhor gestão empresarial. Mas esse processo pode ser ainda mais aprofundado se, aliado às novas tecnologias, os empresários investirem mais na sua própria capacitação, por meio de novos cursos de gestão empresarial", analisa Marco Aurélio Bedê, gerente do Observatório das MPEs do Sebrae-SP.

Por Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.