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DATA DA PUBLICAÇÃO 30/12/2013 | Setecidades
CPTM reforma estações da Linha 10 em março
CPTM reforma estações da Linha 10 em março Foto:  Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irá iniciar em março reformas em três estações da Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra). As três primeiras paradas que passarão por obras serão Guapituba (em Mauá), Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A informação foi divulgada nesta semana pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em visita ao Diário.

As intervenções serão iniciadas em 2014 em todas as estações. Segundo Alckmin, o cronograma será feito em sequência para que sejam diminuídos os transtornos aos quase 500 mil passageiros que utilizam a linha diariamente. Todos os trabalhos, com previsão de término entre 15 e 18 meses, serão feitos sem a interrupção das atividades. “Serão estações novas, com acessibilidade, escada rolante e elevador”, informa o governador. O investimento total é de cerca de R$ 40 milhões.

Em maio começam as obras nas estações Ipiranga, Utinga e Prefeito Saladino. Para julho, está programado o início dos trabalhos nas paradas São Caetano e Mauá. Prefeito Celso Daniel/Santo André, Capuava e Mooca devem começar a ser reformadas no fim de 2014. A Estação Tamanduateí recebeu melhorias em 2010, quando o local passou a ser atendido pela Linha 2-Verde do Metrô.

Alckmin afirmou que a CPTM está elaborando o projeto funcional para construção da Estação Pirelli. “É preciso ver que tipo de investimento terá de ser aplicado”, acrescenta o governador. Também será feita análise da demanda que utilizará a parada diariamente. Em dezembro, o presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, informou que os estudos técnicos – que também irão apontar o local exato da estação – devem ser concluídos em abril.

LINHA 18-BRONZE

O governador reiterou que o edital da licitação para a construção da Linha 18-Bronze do Metrô (Tamanduateí/Djalma Dutra) será a próxima PPP (Parceria Público Privada) a ser lançada pelo Estado. O certame deverá ser iniciado nos primeiros dias de janeiro e a previsão é que as obras comecem ainda no primeiro semestre do ano que vem.

A Linha 18-Bronze funcionará por meio de monotrilho e ligará a Capital a São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. O investimento previsto é de R$ 3,5 bilhões para o sistema, que terá quase 15 quilômetros de extensão e 13 estações.

Novos trens serão colocados em circulação até o fim do próximo ano

Até dezembro de 2014, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deverá iniciar a substituição das 25 composições que atendem à Linha 10-Turquesa. Todos os veículos terão oito vagões – dois a mais que os seis da configuração atual. A licitação para a compra dos trens foi finalizada em julho e teve como vencedoras as empresas CAF e Hyundai.

Outra mudança em relação ao modelo atual será que as novas composições terão vagões contínuos. Dessa forma, o passageiro poderá se deslocar entre os carros durante a viagem. Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), os trens terão tecnologia mais moderna e melhor sistema de frenagem, o que aumenta a segurança a bordo.

Para todo o Estado, serão adquiridas 65 composições zero-quilômetro. “É a maior compra da história”, garante o governador. A fabricação dos veículos será realizada no interior de São Paulo, os da Hyundai em Araraquara e os da CAF em Hortolândia.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
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