NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André terá corredor para ônibus até fim do ano
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo promove feira noturna de adoção de animais
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/10/2013 | Setecidades
CPTM acaba obras de modernização só em 2015
CPTM acaba obras de modernização só em 2015 Obras incluem modernização de trilhos, vias aéreas e sistemas de energia, Foto: Rodrigo Pinto
Obras incluem modernização de trilhos, vias aéreas e sistemas de energia, Foto: Rodrigo Pinto
Atrasadas, intervenções preveem readequação de estações da linha que atende ao ABCD

As obras de modernização da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que vai do Brás a Rio Grande da Serra, só devem ficar prontas em 2015. Os investimentos em curso para a linha, que transporta 355 mil usuários por dia útil, são de R$ 842,7 milhões.

As obras de recapacitação da infraestrutura das linhas de trens começaram em 2012, mas estão atrasadas há um ano, em média. São 12 no total, para modernizar trilhos, vias aéreas e sistemas de energia. Além da Linha 10, as intervenções ocorrem nas linhas 7 (Luz-Francisco Morato), 8 (Júlio Prestes-Itapevi), 9 (Osasco-Grajaú) e 11 (Luz-Guaianazes-Estudantes).

Das 13 estações que atendem a linha que corta o ABCD, 12 passarão por readequação para atender as normas de acessibilidade, com exceção da Tamanduateí, que foi entregue em 2010 integrada à Linha 2-Verde, do Metrô. Três estações (Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) já estão em fase de pré-qualificação das empresas para a contratação de obras.

Em relação às obras de modernização do sistema de energia, foram feitas intervenções na região do Ipiranga, e uma subestação de energia, na região de Mauá, em fase de testes. Já a revitalização da infra e superestrutura da via permanente e rede aérea, que está no momento concentrada no trecho de Brás a Mauá, será estendida por toda a Linha 10.

As obras são realizadas nas madrugadas e finais de semana. De acordo com a CPTM, o compartilhamento dos trilhos com os trens de carga é um dos principais complicadores que impactam no tempo de execução dos trabalhos. São 70 viagens de cargueiros diariamente. Outro problema é executar as obras e atender aos usuários, simultaneamente, já que as linhas não podem ser fechadas.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.